Viajar de bicicleta: melhores destinos brasileiros para ir!

Viajar de bicicleta pode parecer uma ideia arriscada e quase impossível para a maioria das pessoas, contudo, para os ciclistas experientes em cicloturismo e que treinam para melhorar cada vez mais suas performances, pode ser uma grande aventura muito prazerosa, já que envolve superação, diversão, muito vento no rosto e uma sensação de liberdade incrível!

ciclista andando em estrada de chao e montanhas ao fundo

 

Então, se você está se preparando há algum tempo e quer descobrir destinos incríveis para andar de bike, venha com a FKS Bike e descubra os melhores destinos!

Roteiros para viajar de bicicleta pelo Brasil: os 5 melhores!

O Brasil é um país incrível com destinos para viajar, isso não é nenhuma dúvida, mas e quando o meio de transporte escolhido é a bike, quais são os roteiros possíveis para se conhecer? Confira 5 opções que separamos para você e escolha o seu preferido!

1. Vale Europeu em Santa Catarina

A rota do Vale Europeu, em Santa Catarina, é conhecida como uma das mais populares para o cicloturismo no Brasil. O roteiro tem uma distância de 300 quilômetros e começa e se encerra no município de Timbó.

Nessa rota, os ciclistas pedalam rodeados de belas paisagens características da região do vale catarinense e contam com uma excelente infraestrutura durante o percurso, já que a prática do cicloturismo é muito comum por lá.

ciclista contra o sol e fundo com mato

 

Então, nas paradas para descanso, você vai poder conferir diversos restaurantes e lanchonetes com comidas típicas dos descendentes de alemães e italianos que residem nessa região de Santa Catarina. Sem dúvidas, é uma rota que você não vai se arrepender de conhecer!

2. Estrada Real – RJ, SP e MG

A Estrada Real liga os estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais e pode ser realizada também de bicicleta e são vários os caminhos possíveis, por isso é um excelente roteiro para viajar de bicicleta!

O mais tradicional é conhecido como Caminho Velho, que interliga o litoral do Rio de Janeiro às regiões de mineração de Minas Gerais, mais especificamente as cidades de Paraty e Ouro Preto com um percurso de 710 km. Ela também passa por várias cidades históricas, como São João Del Rei e Tiradentes.

vila da estrada real durante o dia

 

Mas esse circuito também apresenta outras opções. Caso prefira, você também pode trilhar o Caminho Novo que se inicia na cidade do Rio de Janeiro, passar pela região serrana de Petrópolis e chegar aos centros maiores como Barbacena e Juiz de Fora, totalizando cerca de 500 km para completar de bicicleta.

Outro roteiro possível é o Caminho dos Diamantes, com percurso um pouco menor, cerca de 350 km, em uma viagem entre as cidades de Ouro Preto e Diamantina. Nesta rota, os ciclistas podem aproveitar vistas incríveis repletas de cachoeiras e trilhas fantásticas do Estado de Minas Gerais.

homem sentado em cachoeira e montanhas de floresta ao fundo

 

Ainda na Estrada Real, também é possível fazer o Caminho de Sarabuçu pela Serra da Piedade, que possui cerca de 160 km entre subidas e descidas (algumas bastante complexas) em um dos roteiros de cicloturismo mais fantásticos do Brasil. Também há o site do Instituto da Estrada Real, onde é possível conseguir mais informações.

3. Estrada da Graciosa no Paraná

Essa é uma rota para quem quer conhecer uma região histórica do Paraná, saindo de Curitiba e pedalando até as cidades históricas de Antonina, Morretes e Paranaguá.

foto da entrada da estrada da graciosa durante o dia

 

Por esse caminho também é possível chegar até o litoral paranaense e aproveitar as praias das cidades de Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, além da paradisíaca Ilha do Mel, que é possível acessar apenas por barco, saindo da cidade de Paranaguá ou de Pontal do Sul (balneário de Pontal do Paraná).

A Estrada da Graciosa é um famoso destino para quem quer se desafiar viajando de bicicleta, contudo, é preciso dizer que não se trata de um percurso fácil, é indicado para ciclistas mais experientes.

A estrada da Serra da Graciosa é bastante íngreme e repleta de curvas acentuadas em meio às áreas preservadas de Mata Atlântica.

foto de montanhas da mata atlantica na estrada da graciosa e bicicleta encostada

 

É possível conhecer todas as cidades históricas do litoral do Paraná através dessa rota, conferir arquiteturas antigas e provar pratos tradicionais da região, como tainha assada, ostras gratinadas, caranguejada e o famoso barreado, um cozido de várias carnes típico da região. São cerca de 6 horas de pedaladas, mas que, sem dúvidas, compensa o esforço, pois garantimos que será uma experiência incrível!

4. Costa Verde e Mar em Santa Catarina

Conhecido também como Rota do Sol, esse é mais um roteiro fantástico para quem quer aproveitar uma faixa litorânea incrível no Estado de Santa Catarina. Sim, o Costa Verde e Mar é um roteiro fantástico para se conhecer de bike, passando por diversos municípios do litoral catarinense em um percurso de 270 km de belas praias e paisagens incríveis.

Ao escolher esse roteiro, você vai pedalar por vias urbanas e estradas de chão e ter a chance de conhecer mais de 50 praias percorrendo a maioria do litoral catarinense, passando por cidades desde as mais conhecidas e movimentadas, como Balneário Camboriú e Bombinhas, e outras mais isoladas, como Penha e Balneário Piçarras.

inicio da praia costa verde e floresta ao redor

 

Não tenha dúvidas que vale a pena se programar nas suas férias para trilhar esse trajeto, em que você pode fazer paradas para mergulhos e curtir o visual de belas paisagens ao decorrer da viagem.

5. Serra da Canastra em Minas Gerais

Por último, sugerimos que você conheça a Região da Serra da Canastra de bike, já que é um circuito incrível para quem adora pedalar e quer conhecer mais a fundo o Estado de Minas Gerais. Ela muito conhecida pela sua grande produção de queijos!

ciclista andando em serra canastra e olhando para montanhas ao fundo

 

Nele, você terá o prazer de passar pelas estradinhas de terra com vários vilarejos, cascatas e belos mirantes que oferecem vistas fantásticas da Serra. É válido ressaltar que a Serra da Canastra é um parque nacional, por isso, é considerado uma reserva de natureza preservada que guarda mistérios ainda desconhecidos pelos homens.

É também na Serra da Canastra que nasce o Rio São Francisco, um dos maiores cursos aquáticos de todo o país. Um belo roteiro para cicloturistas que não se importam com pouca estrutura, e, de repente, ter a possibilidade de pedalar com uma barraca nas costas.

foto de nascente e cachoeira do rio sao francisco durante o dia

 

O roteiro tem cerca de 250 km de extensão que podem ser percorridos por, em média, 3 dias. Saindo de Delfinópolis e seguindo no sentido de Sacramento por uma estrada principal de terra às margens da represa do Peixoto. Você passará pelo Vão dos Cândidos, Morro do Carvão, Chapadão da Babilônia, sítio da Vanda, Casa de Oração até o fantástico e temido Caminho do Céu, que guarda uma natureza realmente incrível.

Após esse trecho, você passará pela crista da serra, entre os vales da Bateinha e do Gurita, que leva até a vila Olhos D’água e poderá seguir para o último trecho, com cerca de 22 km de estrada de terra, até o ponto de partida, a cidade de Delfinópolis. Ufa! É, sem dúvidas, uma das aventuras mais radicais que você fará na vida.

E, então, o que achou desses trajetos incríveis para viajar de bicicleta dentro do país? Aproveite que você está se preparando para uma aventura de bike e leia 5 dicas para aumentar a sua resistência ao pedalar!

Aproveite e confira também:

Deixe um comentário