5 trilhas em Minas Gerais para conhecer de bike!

Existem diversos roteiros incríveis para os apaixonados por MTB no Brasil, e Minas Gerais certamente tem alguns dos mais privilegiados. Eles são de tirar o fôlego e ainda te fazem desfrutar de belezas que você não vai encontrar em outro lugar. Quer conhecer? Então fique com a gente, pois vamos te mostrar as 5 trilhas mais incríveis de Minas Gerais para praticar o mountain bike!

Então encha sua caramanhola com água bem fresca, ajuste suas luvas e vamos lá!

O que é o mountain bike?

ciclista de mountain bike em trilha

O Mountain Bike é uma modalidade do ciclismo que envolve uma corrida que usa diversos obstáculos naturais em trilhas com grandes trajetos e acontece principalmente em regiões montanhosas, como o nome sugere. O percurso pode ser competitivo, e muitos lugares são escolhidos pela condição de seu terreno, que na maioria das vezes é privilegiado de belas paisagens.

As melhores trilhas para se descobrir em Minas Gerais

Seja para os competidores do mountain bike ou para os que querem apenas fazer uma trilha tranquila, saiba que Minas Gerais contém ótimos lugares para você se divertir. Uma das trilhas de mountain bike mais famosas de Minas é a Aguinha, excelente opção para quem começou agora ou precisa de um espaço acessível. Conheça agora as 5 trilhas mais indicadas:

1- Ouro Preto – Trilha Jacu Encantado

lago na trilha jacu encantado em ouro preto

Essa trilha é conhecida em diversos lugares do mundo, porque vários turistas que vêm ao Brasil, na visita por Minas, acabam passando pela Trilha Jacu Encantado. Localizada na Floresta Estadual de Uaimií, leva a um trajeto que cruza por áreas de Cerrado e Mata Atlântica, o que propicia uma vista sem igual, repleta de vegetações e animais de diferentes espécies.

Glaura, distrito de Ouro Preto, é o centro de partida para esse caminho, levando até a Cachoeira do Campo por aproximadamente 42km. Um percurso circular que proporciona aventuras ao redor do Rio das Velhas e em Brás Gomes, onde estão localizadas outras cachoeiras.

Em um trajeto de mais ou menos 3 horas, você curte ótimas paisagens e também desfruta dessa aventura inesquecível. Indicada para quem tem resistência na bike, mas pode ser feita por qualquer pessoa que procura experiências únicas.

2- Trilha da Cachoeira do Bicame

moutain bikes em cachoeira na trilha da cachoeira do bicame

Se você procura uma trilha mais curta, mas com cachoeiras gigantes que chegam a até 25 metros, então a Trilha do Bicame é uma das mais indicadas para você. Com 29 km em todo o trajeto, contando ida e volta, esse trajeto possui alguns obstáculos, mas nada que atrapalhe sua chegada na Cachoeira do Bicame, uma das principais e mais buscadas de Minas Gerais.

Nesse percurso, você demora em média 2 horas para finalizar o trajeto. Há diversos pontos de partida para essa trilha, o que pode diminuir ou aumentar o tempo de sua passagem por ela. Aproveite para curtir as belíssimas cachoeiras que só esse roteiro é capaz de oferecer.

3- Nova Lima – Milk Shake (Alphaville)

ciclista na trilha milk shake em nova lima

Na cidade de Nova Lima existe a trilha conhecida também como Milk Shake, que tem início no bairro Alphaville, Lagoa dos Ingleses, em um trajeto circular de 29km. Na maior parte do trajeto você vai se deparar com lindas paisagens, riachos e caminhos variados, dos mais estreitos até largas passagens.

Uma atenção especial deve ser considerada quando realizar esse caminho, pois algumas partes da trilha possuem descidas perigosas, dificultando a passagem de alguns, e desafiando os competidores que não perdem uma oportunidade, então prepare uma boa suspensão!

4- Cachoeira do Tabuleiro – Conceição do Mato Dentro

Quem já passou pela Serra do Cipó deve ter ouvido falar sobre a Terceira maior cachoeira do Brasil, a Cachoeira do Tabuleiro, localizada há 19km de Conceição do Mato, na Serra do Espinhaço. Essa trilha vai te proporcionar uma das vistas mais incríveis da sua vista, com uma cachoeira com mais de 270 metros de queda!

Essa jornada tem 31km, com uma estrada completa, contendo as diferentes terrenos em barro e estradas de terra em alguns espaços menores, tudo isso movido pelo clima e a energia única de Minas!

5- Trilha Espinzinho – Sabará

foto da trilha espinzin em sabará minas gerais

Com 21 km de ida e volta, essa trilha tem seu início em Pompeu, distrito do Município de Sabará, local também da clássica trilha de Aguinha. Local repleto de natureza e uma cachoeira belíssima, não exige tantas habilidades e nem tanto esforço, mas é uma trilha como as outras que, por mais que sejam tranquilas no caminho, alguns obstáculos podem surgir, exigindo uma atenção extra do ciclista.

Essas são apenas algumas das tantas outras trilhas para você andar de bicicleta e conhecer o apaixonante estado de Minas Gerais por uma nova perspectiva. Além dos benefícios para quem anda de bicicleta, conhecer todos esses cenários certamente vai ser outro motivo especial para subir na bike para enfrentar novos desafios!

Esperamos que tenha gostado desse conteúdo, nos vemos no próximo post!

Deixe um comentário