Para quem leva os treinos de ciclismo a sério, pensar em formas de melhorar o desempenho é algo natural, afinal, sempre queremos alcançar novas metas e superar novas distâncias quando saímos para pedalar. Aliás, quanto mais pedalamos, mais queremos pedalar, já que essa atividade física é viciante.
Contudo, para chegar nesse nível de performance, é preciso muito treino e dedicação, por isso encontrar maneiras de aumentar a resistência sem desgastar o corpo excessivamente é o caminho mais efetivo para que se possa superar seus treinos de bike. Pensando nisso, a FKS Bike decidiu trazer para você 5 dicas para melhorar a sua performance no ciclismo. Confira!
5 dicas para melhorar a sua performance nos treinos de ciclismo!
Para os ciclistas iniciantes, é válido ressaltar que no início sempre será mais difícil alcançar bons tempos ou percorrer grandes distâncias, uma vez que a prática exige muito de todos os músculos do nosso corpo, assim como também é preciso melhorar a capacidade do nosso pulmão para que tenhamos fôlego suficiente para resistir a treinos mais intensos. Aqui já entra a nossa primeira dica.
Dica 01: aumente seus treinos aos poucos e respeite os limites do seu corpo
A primeira dica é válida para qualquer tipo de atividade física que você se propuser a fazer, principalmente se você for iniciante. Se esse for o seu caso, é importante que você entenda que precisará ir aumentando a sua performance aos poucos, sempre respeitando os limites do seu corpo.
Para os treinos de ciclismo, caso você pedale por um tempo e uma distância muito longos logo nos primeiros treinos, a probabilidade de você acordar todo dolorido e não conseguir pedalar nos próximos dias é grande. Por isso, comece com distâncias mais curtas e treinos de, no máximo, 45 minutos e só aumente essas métricas depois de estar adaptado ao esforço exigido para esse tempo e a distância que está percorrendo.
Essa dica é válida para qualquer outro tipo de exercício que você quiser fazer para melhorar a sua performance com a bike!
Dica 02: diversifique os exercícios para fortalecer o corpo!
Ainda que o seu objetivo principal seja melhorar o seu desempenho nos seus treinos de bike, é importante que você invista um pouco do seu tempo em outros tipos de exercícios para fortalecer a musculatura do seu corpo.
Caminhadas, corridas e treinos de musculação com o objetivo de fortalecimento são excelentes para quem pratica o ciclismo. Caminhar e correr fortalece principalmente os músculos da panturrilha e das coxas, que são partes do corpo que são muito exigidas nos movimentos das pedaladas.
Para quem prefere a musculação, montar um treino de pernas específico para aumentar a resistência desses músculos é uma excelente estratégia para melhorar a performance ao pedalar. Para isso, peça ajuda de um profissional de educação física para montar esse treino, afinal, ele é o especialista da área e saberá a melhor forma de te ajudar.
Entretanto, na hora de diversificar os exercícios, lembre-se da dica anterior, respeite os limites do seu corpo e nunca faça mais de um tipo de treino no dia, já que esse tipo de estratégia só é usada para atletas de alta performance.
Dica 03: o pilates pode ser uma excelente opção!
O pilates é um tipo de exercício que é muito bom para o fortalecimento do corpo e para a recuperação dos músculos fatigados, que é muito comum para quem pratica o ciclismo de forma constante.
Esse é um tipo de atividade física considera mais leve, mas que também ajuda a definir os músculos, auxilia na manutenção da flexibilidade, além de ser um excelente método terapêutico para pessoas que possuem problemas nas articulações.
Para a coluna, por exemplo, praticar Pilates pode ser uma excelente forma de tratar a dor sem que a pessoa precise ficar tomando medicamentos de forma constante. Isso acontece por que alguns dos exercícios que compõem a prática do Pilates favorecem que a pessoa use a força do abdômen para estabilizar o centro de gravidade, priorizando a proteção da coluna, o alinhamento, a simetria do corpo e o alongamento muscular, prevenindo diversas patologias musculares e ósseas.
Dica 04: treine em uma bicicleta ergométrica
A princípio pode parecer que não seja uma dica muito útil, já que você já anda de bike nas ruas, contudo, diversificar a forma como você pedala pode sim te ajudar a ter mais resistência para pedalar.
Isso porque a bicicleta ergométrica oferece diferentes funções, como a de aumentar e reduzir a intensidade e o peso do pedal, assim, você tem o controle de quanto você consegue aumentar o ritmo em determinado peso do pedal. Além disso, com a bike ergométrica, você tem como se testar para ver até onde você está conseguindo suportar os treinos.
Dica 05: invista em alongamentos para otimizar os treinos
Por último, mas não menos importante, precisamos ressaltar a importância do alongamento para conseguir efetuar os seus treinos com qualidade, portanto, não deixe de se alongar muito bem antes e depois dos treinos, já que essa prática é fundamental para que seu corpo não fique muito dolorido no dia seguinte.
Um alongamento bem feito promove os seguintes benefícios para o seu corpo:
- aumenta a flexibilidade;
- ajuda no relaxamento da musculatura;
- ativa e melhora a circulação sanguínea;
- prepara seu corpo para o esforço que será realizado;
- previne e reduz o risco de lesões;
- prepara-te mentalmente para o exercício.
Lembre-se de alongar todo o corpo, afinal, não é porque você irá pedalar que é preciso alongar somente as pernas, ok? Pedalar é um exercício completo que exige esforço de todas as partes do nosso corpo, por isso, é muito importante que você organize seus horários para incluir os alongamentos antes e depois realizar seus treinos em todos os dias que for treinar.
E aí, gostou das nossas dicas para melhorar sua performance para os treinos de ciclismo? Confira muito mais dica como essas acompanhando o blog da FKS Bike!
2 comentários em “Treino de ciclismo: 5 dicas para melhorar a sua performance!”
Fio dez as dicas
Ótimas dicas para uma boa alimentação e performance.