Tipos de pneu de bicicleta: conheça os principais!

Quem já tem mais experiência no ciclismo, com certeza, sabe que existem vários tipos de pneus de bicicleta disponíveis no mercado e que eles apresentam características diferentes, influenciando diretamente na pedalada.

Então, para te ajudar a escolher o pneu certo para sua bike, acompanhe este post que preparamos para você com as informações mais importantes sobres os diferentes tipos de pneus de bike.

Afinal, quais os tipos de pneus para bicicletas e como escolher?

Atualmente, o ciclismo é dividido em algumas modalidades e as principais são: Mountain Bike, BMX (Bicicross), Ciclismo de Estrada, além das práticas amadoras e para recreação para quem pedala por hobby.

bicicletas enfileiradas em estoque

A partir daí, você já pode perceber que também existem muitos tipos de pneus, por isso, é muito importante entender as diferenças entre eles.

Materiais de fabricação

O primeiro passo é entender sobre os materiais que compõem os pneus de bicicletas, já que esses compostos alteram a resistência, o peso e o preço nos pneus.

Basicamente existem três classes de pneus para sua Mountain Bike:

  • Pneu com arame na borda de encaixe

Esses são os pneus tradicionais que possuem um arame na borda de encaixe e, por isso, são mais resistentes e rígidos, consequentemente, mais pesados também.

foto no pneu traseiro de bicicleta fks

  • Pneu com aramida na borda de encaixe (Kevler)

Os pneus com aramidas, também conhecidos como Kevler, são mais leves e dobráveis, já que a aramida é bem mais maleável em comparação ao arame.

  • Pneu Kevler Tubeless

Já o pneu Kevler Tubeless é um tipo de pneu para ser usado sem câmara de ar, por isso, também é usado junto com um selante no aro. Ou seja, o pneu é alocado diretamente ao aro, é vedado e segura o ar sem a necessidade da câmara.

Os modelos em Kevler, por serem mais maleáveis, são mais fáceis de montar e desmontar, além de se comportarem muito bem nos aros quando são calibrados.

pessoa passando corrente de segurança em pneu de bicicleta

Aprenda mais sobre os pneus tubeless no nosso conteúdo exclusivo!

Modalidades de ciclismo

Depois de entender sobre essa classificação dos pneus com relação à fabricação dos equipamentos, vamos falar sobre os tipos de pneus existentes de acordo com as diferentes modalidades de ciclismo:

Pneus para Mountain Bike

Quando falamos mountain bikes, estamos falando de todos os tipos: as de entrada, cross country, de downhill, all montain, free ride, dirt jumping, as elétricas, entre outras modalidades mais radicais que exigem bikes mais robustas e com equipamentos de alta qualidade.

E quando consideramos os pneus da bikes, também devemos considerar tecnologia e qualidade. Confira os tipos de pneus para Mountain Bike:

Pneus Cross Country (XC)

Geralmente, os pneus usados na modalidade de Cross Country são Tubeless, que é uma tecnologia específica com fita, válvulas e selante, por isso, é muito eficiente para impedir que ar escape pelas extremidades.

Um dos principais motivos para esse tipo de pneu ser escolhido para a prática de Cross Country é a redução do peso da bike, já que a ausência da câmara e os materiais usados nos pneus faz com ele seja muito mais leve.

foto de pneu cross country

Pneus All Mountain (Enduro)

Os pneus All Mountain ou Enduro, são aqueles tipos com cravos bem altos, largos e que oferecem muita aderência. Eles são uma variação dos pneus Cross Country e o seu objetivo é proporcionar segurança, diversão e velocidade para sua trilha do fim de semana.

Pneus Down Hill

Os aspectos dessas duas modalidades são bem similares, então, os tipos de pneu para Down Hill e All Mountain possuem características semelhantes.

Essas modalidades do ciclismo exigem pneus com muita tração e resistência, principalmente pelos impactos causados por pedras, raízes e outros obstáculos que podem surgir nos percursos, que aumentam o risco de também ocasionarem cortes nos pneus.

Normalmente, os pneus de Downhill têm mais de 2.5 polegadas (sendo maiores que os enduros) e possuem ranhuras e cravos tanto na dianteira quanto na traseira.

Os pneus para essa modalidade precisam oferecer a tração de frenagem muito eficiente, então, os cravos laterais dos pneus dianteiros devem ser bem proeminentes, para garantir o máximo de tração para as curvas em velocidade.

Pneus para Categoria Speed

Após conferir as características dos pneus para Mountain Bikes, é válido você entender também sobre os pneus para as bikes speed.

Para essa modalidade, existem desde os modelos lisos e estreitos até os modelos que oferecem um pouco mais de aderência. Confira:

Pneu Metro Cruiser

O pneu Metro Cruiser é um tipo que possui um desenho de seta invertida e sulcos mais profundos que ajudam a drenar a água durante treinos nos dias de chuva, além de contar com desenho da lateral, que proporciona mais tração e estabilidade em curvas mesmo em asfaltos mais úmidos.

Além disso, ele conta com camadas de proteção contra furos, aumentando bastante a durabilidade do produto.

foto de bicicleta posicionada em calçada

Pneus Slick/Rapide

O pneu Slick é aquele modelo mais estreito sem nenhum cravo e você pode utilizar uma câmera de ar de menor em diâmetro. Esse tipo de pneu aumenta a rolagem, deixando a bike livre para que ela possa para correr mais facilmente, já que são os cravos que seguram um pouco a velocidade.

O modelo Rapide conta com o rastro “ombro a ombro”, sendo um modelo desenvolvido para aumentar os giros e gerar uma velocidade superior, contudo, eles não oferecem tanta estabilidade para o ciclista, não garantindo segurança em pistas escorregadias.

Pneus Semi Slicks

Já os pneus Semi Slick, também chamados de pneus mistos, são modelos que têm os desenhos ou cravos mais baixos. Alguns deles possuem cravos apenas nas laterais, podem ser usados também em estradas de terra e no asfalto, contudo, não são recomendados para trilhas, como os famosos estradões de terra.

foto da lateral do pneu

Esse tipo de pneu também oferece mais aderência e estabilidade na hora das curvas em velocidade, graças aos escravos que ele possui, principalmente nas laterais.

E aí, já sabe qual o modelo de pneus que você vai usar para a sua bike? É importante considerar a modalidade que pretende praticar para escolher o tipo de pneu ideal para que você tire o máximo de proveito da sua bike ao pedalar!

Deixe um comentário