Tipos de bicicleta: conheça os diferentes modelos existentes!

Você sabia que existem vários tipos de bicicleta? Esse veículo super prático para o dia a dia e paixão de muitas pessoas tem muitos modelos, tanto para práticas esportivas quanto para a rotina.

Cada modelo tem suas finalidades e funcionalidades, tornando-os mais aptos para determinadas necessidades. E se você ama bike tanto quanto a gente, deve conhecer um pouco sobre cada um desses tipos.

Acompanhe a leitura para saber mais, vamos lá!

Tipos de bike: características e finalidades de cada uma!

O mundo das bikes é vasto, são tantas modalidades, modelos, equipamentos e ciclistas que pode ser difícil mensurar rapidamente. O esporte é praticado em muitos países do mundo e é só mais um dos que fazem parte da lista de mais saudáveis.

blog fks tipos bike bicicleta speed mtb aro 29 mountain trilha 02

Além de trabalhar diversos conjuntos de músculos, ele é ótimo para a saúde mental, ajudando a reduzir o estresse, diminuindo sentimentos de angústia, entre tantos outros benefícios.

A questão é que existem diferentes tipos de bikes e cada uma tem por característica ser ideal para cada circunstância, como um passeio, uma modalidade desportiva etc. Hoje, separamos uma lista com alguns dos modelos conhecidos, confira quais são:

Bicicross ou BMX

As bicicross são modelos semelhantes às motos usadas no Motocross. Assim, são bikes próprias para competições em trilhas ou pistas de terra. Diferenciam-se pelo design menor e mais “pesado”, desenvolvido especialmente para suportar os atritos e impactos, e, geralmente, possuem aros do 20 ao 24.

Gravel

As bikes gravel são uma mistura de montanha e estrada, tendo um bom desempenho tanto em asfalto quanto em terrenos mais acidentados e com cascalho.

Ela é bem leve e rápida, aguentando os impactos que outros modelos não suportariam, possuindo todo o jogo de marchas que você necessitará, qualquer que seja o terreno. Além disso, são super confortáveis e estáveis.

Fixa

Essa bicicleta possui um dispositivo que gira enquanto a roda traseira gira, além disso possui apenas uma marcha e não necessita de freio. Ela costuma ser bem leve e ágil, mas não é muito boa para oferecer um descanso, visto que exige o pedal constante.

Single speed

O speed remete à velocidade, o que é uma característica de destaque desse modelo, assim como sua leveza, ideal para um pedal mais ligeiro, mas isso em terrenos planos.

Em ladeiras ou subidas um pouco inclinadas, ela não é tão versátil. Seus pedais giram junto com a roda de trás e possui somente uma marcha. Por sua simplicidade, costuma ter uma manutenção mais barata.

Speed

A bike speed é bem leve e veloz, indicada para terrenos de asfalto, muito utilizada no ciclismo de estrada. Seus pneus finos, quadro e outras partes com design super aerodinâmico as tornam ideais para quem deseja alto desempenho e velocidade.

Dobrável

Como o nome mesmo já diz, são bikes que podem ser dobradas. O modelo é super prático para quem mora em grandes centros urbanos, visto que ajuda na mobilidade e pode ser carregado em qualquer transporte público.

Elas também podem adquirir uma boa velocidade, ideal para que você chegue em seus compromissos com segurança, entretanto tende a ser um pouco mais cara.

Bike contra-relógio (TT)

Muito semelhantes às bikes de triathlon, com uma aerodinâmica específica para alta velocidade. Elas possuem um quadro em formato de diamante para ajudar na velocidade e leveza, mas como são mais usadas em competições e devem ser aprovadas pela federação, são bem caras.

Cargueira ou cargo

Certamente, em sua casa, principalmente se mora no interior, já deve ter visto uma dessas passando, geralmente com um senhor já de idade carregando ou um funcionário de alguma loja ou mercearia. As bicicletas cargo tem garupa e uma superfície acima da roda dianteira para carregar caixas e caixotes.

Mountain bike

O modelo MTB é uma bike específica para o esporte, com o mesmo nome. Ela também é menor que os modelos comuns e possui alta resistência a impactos, com pneus mais grossos e amortecedores fortes para superar os obstáculos mais difíceis de uma trilha de montanha.

Comfort

Essa bicicleta é ideal para aqueles passeios no final da tarde ou de manhã para aproveitar a natureza e os locais belos da cidade, isso porque não possui uma capacidade alta de alcançar velocidades como uma speed. Ela é bem pesada e precisa de muita manutenção, então não é um modelo dos mais econômicos para se ter.

Dutch

A dutch se assemelha à comfort no design, ela traz aquela aparência mais vintage e é bem comum nas cidades européias. Ela exige uma manutenção mais baixa do que a anterior, mas também é um modelo pesado, pouco adequado para subidas mais íngremes.

Reclinada

Esse modelo é aquele que você senta próximo ao chão e tem um ângulo de quase 180º, mas existem modelos que o corpo fica mais sentado.

Ela costuma ser um ótimo modelo para quem tem problemas na coluna ou dificuldades de andar e é um modelo também usado em competições. Entretanto, ela se torna um pouco mais perigosa em vias muito movimentadas e que há muitos semáforos.

Elétrica

As bikes elétricas são modelos motorizados que contém uma bateria que ajuda no pedal. Entretanto, elas não conseguem alcançar uma velocidade muito alta e nem tão as melhores em percorrer distâncias.

Triciclo

Pouco convencional, o triciclo possui três rodas, com a mesma funcionalidade de pedal que as de duas rodas exigem. No entanto, ela também pode ser encontrada com motor, geralmente como motos.

Ainda, existem outros modelos que são subcategorias desses mais conhecidos. Mas é inegável o quão grande é esse mundo do pedal, não é?

blog fks tipos bike bicicleta speed mtb aro 29 mountain trilha

Para ficar por dentro de mais dicas de bikes, saber de novidades e muito mais, não deixe de acompanhar o blog da FKS Bike! A gente se vê no próximo peda, até!

Deixe um comentário