Tamanho de quadro: saiba como escolher o ideal para você

Tamanho de quadro: saiba como escolher o ideal para você

Quem está interessado em entrar para o mundo do pedal ou já está nele, mas tem muitas dúvidas sobre qual tamanho de quadro escolher, está no lugar certo! Hoje, a FKS Bikes vai falar um pouco sobre qual é o certo para seu tamanho e o tipo de bicicleta que você quer usar.

Saber isso é super importante para que o pedal seja confortável e se ajuste bem ao corpo, evitando dores ou desconfortos musculares e articulares por estar em uma má postura, entre outras coisas.

Quer saber mais? Fique ligado(a).

Por que escolher o tamanho de quadro certo? Entenda a importância!

Quando falamos em escolher a bike ideal, vai muito além de comprar aquele modelo que você acha mais bonito, com aros grandes, pintura metálica, entre outras coisas.

É preciso pensar se ela é adequada para o uso que você quer dar a ela no dia a dia, se o selim e o guidão são bons, se o tamanho do aro está certo para sua altura e peso e se o quadro também é apropriado.

Quando falamos nesse último, é comum ter ciclistas novatos que não dão muita importância, mas, antes de adquirir a sua bike, é muito importante considerar se a que deseja comprar se encaixa bem nas suas características.

Ah, qualquer uma está ótima!, bem, não é bem assim. Ninguém sai para comprar uma roupa sem ver o tamanho da peça, afinal escolher uma que não se dá com o biotipo corporal seria desperdício de dinheiro. Com as bicicletas é a mesma coisa.

Escolher o tamanho certo do quadro é essencial para evitar machucados leves ou lesões mais sérias, mantendo a postura correta para o pedal e não forçando as articulações. Coisa que, prolongada, pode fazer com que você não aguente mais realizar a atividade, pois estará tomado(a) de dores.

Além disso, vai fazer com que o pedal renda mais, auxiliando para uma performance mais eficaz, seja em termos de resistência ou de velocidade. Com dedicação, esforço e – claro – com a bike certa, o seu rendimento ficará muito melhor!

blog fks bike como escolher tamanho quadro bicicleta bike fit aro 29 aluminio mountain

Escolhendo o quadro: saiba como fazer

Como já dito, muitas vezes, você não escolhe uma roupa só de olhar, não é? Às vezes, ela pode parecer boa, mas é só chegar em casa e ver que cometeu um erro. No caso das nossas queridas magrelas, é a mesma coisa. Por isso, algumas coisas são indispensáveis, como:

Medidas

Para verificar qual é o certo, é necessário mais do que uma medida, ou seja, não é apenas a altura que influencia. Assim, o tamanho dos membros, como as pernas e os braços, deve ser levado em consideração na contagem.

Isso se dá porque mesmo duas pessoas tendo a mesma altura, a perna de uma pode ser maior que a outra, por exemplo, então precisaria escolher com base nisso.

blog fks bike como escolher tamanho quadro bicicleta bike fit aro 29 aluminio mountain

Bicicletas diferentes

Olhando de relance, bicicleta pode parecer tudo a mesma coisa, mas não é. Algumas são adequadas para asfalto, outras para caminhos com maior atrito, o pneu de uma é mais largo que o de outra, entre outras coisas.

Assim, para uma mountain bike (MTB), é comum encontrar medidas sequenciais de 14”, 15” e assim por diante, medidas em polegadas, ou S, M, L e XL, que seria uma variação de pequena, média, grande e extra grande, na língua portuguesa.

Já as bikes speed são medidas por centímetros, então é comum encontrar opções de 48cm, 50cm até 62cm, que é o máximo.

As híbridas variam entre o tamanho em polegadas ou centímetros, é comum encontrar os dois tipos nas lojas especializadas. Já no caso das dobráveis e elétricas, não há medição, porque não consideram o tamanho do quadro.

Quer entender como essa relação de medida do ciclista e tamanho do quadro funcionam? Confira na tabela:

Altura média do ciclista (metros)

Mountain Bike (polegadas)

Bike Speed (centímetros)

1,50 – 1,60

13” – 15”

48

1,60 – 1,70

16”

50, 52 ou 54

1,70 – 1,80

17” – 18”

54, 55 ou 56

1,80 – 1,90

19” – 20”

57 ou 58

1,90 em diante

21” – 22”

60 ou 62

A base será mais ou menos desse tipo, é importante fazer a medida do cavalo para verificar se o quadro seria realmente o ideal, com a fórmula desenvolvida por Wilfried Huggi, um talentoso engenheiro da Suíça.

Se for usar uma speed, a conta é o tamanho do cavalo vezes 0,65cm, assim: N medida x 0,65cm. Para uma MTB, basta fazer uma conversão, assim o valor que deu do seu cavalo deve ser calculado em polegada, subtraindo 14.

Então, você já sabe! Mas vale lembrar que quando não der a medida exata, arredonde para a mais aproximada.

blog fks bike como escolher tamanho quadro bicicleta bike fit aro 29 aluminio mountain

O tamanho do aro deve ser considerado?

A resposta para isso é: nem sempre. O ajuste do quadro é uma das primeiras coisas a se conferir, mas o aro também tem o poder de promover algumas mudanças em certos casos.

Por exemplo, os mais comuns para adultos são os aros 26 e 29, certo? Se você é uma pessoa de estatura mais baixa, entre 1,65cm ou menor, o ideal seria uma de 26. Se decidisse pelo 29, possivelmente não teria um bom desempenho, principalmente para arrancar, visto que a roda é maior e precisa de uma força superior.

Na hora de comprar a sua, é muito importante se atentar a essas questões e você pode preferir ter uma ajuda a mais. Existem mecanismos que auxiliam na escolha da bicicleta ideal, alinhando altura de quadro e guidão, selim e sua posição, entre outras coisas. O serviço se chama bike fit e é apreciado por muitas pessoas.

Então, assim fica mais fácil no momento de fazer a compra, não é? As dicas são muito válidas se você deseja ter um bom desempenho em seu pedal. Para mais dicas sobre bikes e muito mais, continue ligado(a) em nosso blog. Até!

Deixe um comentário