Saiba como funciona o seguro de bicicleta e o que oferece

Seguro de bicicleta: saiba como funciona e a importância de contratar

Quem ama andar com a bike para cima e para baixo sabe que deve manter a manutenção dela sempre em dia, afinal, não seria legal que alguma coisa estragasse no pedal. Quando falamos de segurança, essa deve ser assegurada tanto para o ciclista quanto para a bike, evitando momentos perigosos, como um possível furto, roubo ou acidentes.

Para isso, fazer um seguro de bicicleta é o mais indicado, já que ele oferece suporte ao ciclista para essas eventualidades e muitas outras praticidades para o dia a dia.

Hoje, a FKS Bike vai explicar como funciona a contratação dos seguros e o que eles oferecem. Aproveite para acompanhar e entender quais são as vantagens de adquirir um. Vem com a gente!

Entenda como funciona o seguro de bicicleta

Independente do grupo de ciclismo que faça parte, urbano, de trilha, profissional, enfim, você está sujeito a acontecimentos que estão fora da sua alçada. No caminho para o trabalho, treinando para competições ou apenas fazendo aquele passeio pelas ciclovias de sua cidade, imprevistos podem acontecer.

Seja sua bicicleta de alto, médio ou baixo investimento, ela está sujeita a ser furtada ou, até mesmo, roubada. Mesmo um simples cadeado não pode impedir isso, ainda mais se a pessoa estiver com essa intenção desde o começo, então o que fazer nessas horas? O selo Bike Registrada pode ajudar em alguns casos, mas o ideal mesmo seria ter um seguro.

Além de cobrir essas eventualidades, o seguro pode garantir que ela seja consertada e, até mesmo, substituída, se isso estiver no plano que contratou. Então, são dores de cabeça a menos para você.

Geralmente, os seguros funcionam por diferentes planos, o ciclista escolhe o que melhor atenderá suas necessidades de uso. Por exemplo, há planos mais básicos, outros medianos e os de maior investimento, que, comumente, oferecem mais benefícios.

Eles podem ser separados em tipos de bike ou perfis dos ciclistas. Quem usa para o dia a dia, no trabalho, por exemplo, terá benefícios que corroboram com o uso, para quem usa para competições também e assim segue.

E se você ainda não está convencido, falaremos mais profundamente sobre os benefícios que os planos podem envolver.

Benefícios que os seguros de bike podem oferecer

Como já dito, os seguros de bicicleta são oferecidos como planos, cada um com diferentes tipos de cobertura para se adequar ao dia a dia do ciclista. Existem algumas coisas em comum que cada seguradora pode oferecer, confira:

Coberturas para furtos e roubos

O furto é quando o bem é tomado e nenhum risco se oferece à vida da pessoa que é dona dele, diferentemente do roubo. Geralmente, as seguradoras oferecem cobertura a ambas situações.

Como funciona isso? Bem, elas mantêm todos os documentos registrados, tanto de compra da bike quanto do dono, e emitem o alerta quando o bem é furtado ou roubado, assim, mesmo que o outro tente vendê-la, a sua irregularidade estará em evidência. Depois, basta fazer um boletim de ocorrência para reforçar a procura pelo bem e deixar as autoridades informadas.

A seguradora deve ressarcir o investimento que você fez em sua bike para que você possa comprar outra e não ficar sem o veículo.

Acidentes

Em qualquer meio de transporte estamos sujeitos a sofrer acidentes. Com a bike não é diferente, mesmo que ela não seja motorizada, ainda mais quando o seu uso é urbano, ou seja, há muito mais contato com as vias públicas e veículos motorizados.

Mesmo em caso de pequenas quedas, até danos maiores, como a perda total, a seguradora vai ajudar com o conserto do bem. Então, não haverá aquela preocupação enorme em ter que arranjar o valor para arrumar.

E isso também vale para acidentes com terceiros envolvidos. Caso haja danos em outras pessoas ou bens, o seguro também pode cobrir reparos. É uma responsabilidade civil assegurada em contrato.

Valores adequados

É normal existir aquela preocupação com valores, afinal, nem sempre as coisas são acessíveis. Mas é totalmente possível contratar um seguro que atenda suas necessidades e se ajuste ao valor que você pode investir.

Além disso, dividir o investimento em meses é algo que muitos estabelecimentos fazem, nesse caso não é diferente. O importante é a sua segurança e a da sua bike.

Cobertura ampla para atender diversas rotas

Normalmente, os ciclistas fazem parte dos grupos já existentes, ou percorrem muitos quilômetros, ou ficam apenas dentro dos limites da cidade e em determinadas regiões.

O seguro pode e deve cobrir áreas mais extensas, assim a bike e seu dono serão bem atendidos e poderão ser socorridos em qualquer distância, dentro dos limites estabelecidos em contrato.

Reboque

Assim como os carros, a bike também pode dar perda total ou estragar alguma peça que torna impossível a sua utilização. Nesses casos, o reboque é essencial, ainda mais se você é uma pessoa que tem costume de percorrer longas distâncias.

Imagine só se a bike “der pau” no meio de uma trilha ou zona rural, como você faz para retornar até sua casa? O reboque ajuda nisso, você não vai ficar sem auxílio.

Além desses mais comuns, eles também podem oferecer serviços de assistência 24 horas por dia, ainda mais se você é uma pessoa que gosta de fazer cicloviagens ou pedalar de madrugada, entre outras coisas. Com esse serviço, não precisa se preocupar que terá vigilância e atendimento a qualquer hora que precisar.

Enfim, cada contrato poderá se ajustar às suas necessidades. O que se pode dizer de mais importante sobre contratar um seguro de bicicleta é que você poderá ter segurança e evitar dores de cabeça enquanto desfruta de um bom pedal.

E aí, acha que um seguro vale a pena? Lembre-se que com a segurança não se brinca! O pedal é muito legal e oferece inúmeros benefícios, mas deve ser seguro para todos.

Para ficar por dentro de mais assuntos de bikes, dicas de viagens e de acessórios, fique sempre atento(a) nas publicações da FKS Bike. Bom pedal para você, a gente se vê no próximo post!

Deixe um comentário