O que comer antes de pedalar? Tenha mais energia!

Praticar exercícios faz bem para o corpo e para mente, além de gerar um enorme prazer, já que o nosso corpo libera endorfina, hormônio responsável pela sensação de prazer, quando atingimos o pico correto durante a prática.

O ciclismo é um dos melhores exercícios quando queremos atingir esse estágio, afinal, ao pedalar trabalhamos todos os músculos do nosso corpo por um longo período, o que naturalmente causa a liberação do hormônio do prazer.

Contudo, para que possamos ter uma boa experiência e sentir uma maior sensação de prazer ao pedalar, é preciso ter uma alimentação que ofereça energia e nutrientes de qualidade para o nosso corpo. Então, para turbinar seus treinos de bike, separamos dicas sobre o que comer antes de pedalar.

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Afinal, o que comer antes de pedalar para ter mais energia?

A prática de qualquer tipo de exercício físico exige energia, sobretudo da nossa estrutura musculoesquelética, por isso, é tão importante oferecer insumos para que o corpo tenha essa energia. Além disso, a refeição pré-exercício é fundamental para manter a glicose no sangue nos níveis de normalidade durante a prática, evitando que o corpo não sofra uma hipoglicemia ou que os músculos fiquem fatigados durante o exercício.

mesa com ingredientes como ovo, castanhas, carne vermelha e peixe

Então, o que comer antes de pedalar? Bom, vamos às dicas!

1. Carboidratos de qualidade são as melhores opções!

Os carboidratos contém açúcares que são transformados em fonte de energia para o nosso corpo. Isso significa que é só comer uma quantidade de pão ou bolacha e sair pedalando? Não é bem assim, é preciso saber dividir os carboidratos de boa e os de má qualidade.

mesa com vegetais diversos obre, como tomate, gengibre, abóbora e pimentão

Afinal, não é qualquer tipo de carboidrato que oferece uma boa energia para o nosso corpo, já que os industrializados são cheios de substâncias que fazem mal para o organismo, como as gorduras saturadas e o açúcar invertido, além de serem pobres em vitaminas e minerais importantes para o corpo.

Então, o recomendado é sempre apostar nos alimentos naturais que ofereçam carboidratos de qualidade para o nosso corpo, como:

  • batata-doce;
  • batata inglesa;
  • inhame;
  • cará;
  • bananas;
  • abacate;
  • manga;
  • coco fresco;
  • mel.

Até mesmo frutas que possuem uma quantidade maior de água, como as pêras e os morangos são muito bem-vindas!

Todas essas opções podem ser boas fontes de carboidratos e de bons nutrientes para o organismo, então, que tal apostar nos alimentos naturais para sua rotina de treinos?

2. Você pode apostar no açaí natural

Outro alimento que está em alta como pré-treino é o açaí e, sim, esse fruto originário da Amazônia pode ser considerado um superalimento, sendo uma excelente fonte de energia, além de ser considerado um antioxidante natural com poder anti-inflamatório.

Contudo, o que as pessoas estão acostumadas a comer é sorbet do açaí, que é o alimento processado e transformado em uma espécie de sorvete que se popularizou em todo o país, principalmente nas regiões mais ao sudeste e sul.

Contudo, existem diferentes marcas no mercado e algumas delas oferecem o açaí mais natural, enquanto outras costumam transformar o produto em um verdadeiro sorvete, com alto índice de gorduras e açúcares.

Então, se você for optar por essa fonte calórica, que é uma delícia, principalmente no verão, opte pelas marcas que oferecem o produto o mais natural possível.

Geralmente, eles não tão doces e cremosos, apresentando uma textura mais terrosa e um sabor mais forte, mas, dessa forma, o açaí é um excelente alimento para ser consumido antes das atividades físicas, visto que ele ajuda a combater a fadiga e a exaustão muscular.

3. Invista nas proteínas também

Outro tipo de alimento que você pode consumir antes de pedalar são os ricos em proteínas, encontrados em uma diversidade de opções no mercado.

foto de frutas sobre mesa

Você pode encontrar boas fontes de proteínas nas carnes magras, como:

  • peito de frango;
  • filé de peixe branco;
  • lentilha;
  • feijão;
  • soja in natura;
  • grão-de-bico;
  • castanhas;
  • nozes;
  • amêndoas.

Assim como os carboidratos, as proteínas são excelentes fontes de energia, por isso, são ótimas opções para quem vai pedalar. Então, uma refeição leve com um peito de frango grelhado e brócolis cozido, por exemplo, por ser ideal para se preparar para um treino de pedal.

Além disso, as proteínas são excelentes alimentos para o ganho e a manutenção da massa muscular, fundamental para quem pedala.

4. Mantenha-se sempre hidratado

Para um bom desempenho nos treinos de bike, além de estar sempre bem alimentado, é importante estar hidratado, visto que pedalar faz com o corpo perca bastante líquido, principalmente quando estamos considerando treinos mais intensos com longas distâncias.

ciclista segurando garrafa de água enquanto pedala

Então, além de carregar uma garrafa de água sempre com você quando sair para pedalar, tomar sucos naturais também pode ser uma ótima opção de pré-treino, afinal, eles contêm a frutose, que também é transformada em energia quando o corpo está fazendo esforço.

Outras opções que também são excelentes fontes de hidratação para o organismo são a água de coco e as bebidas isotônicas, que são facilmente encontradas no mercado e são muito indicadas para atletas. Contudo, não é recomendado que você encha o estômago de líquidos imediatamente antes dos treinos, afinal, pode gerar mal-estar durante a prática. Confira o porquê a seguir.

Devo me alimentar quanto tempo antes de pedalar?

Tanto para os treinos aeróbios, como é o caso do ciclismo, quanto para anaeróbicos, como é o caso da musculação, nunca é recomendado estar de barriga cheia no momento da prática, já que o nosso corpo necessita de sangue e oxigenação tanto para a prática do exercício quanto para fazer a digestão.

recipiente com whey marrom sobre fundo preto

Então, quando estamos muito cheios e vamos nos exercitar, o mais provável é sentirmos um desconforto que vai aumentando para dor durante o exercício, nos forçando a parar no meio do caminho.

A sugestão é se alimentar pelo menos uma hora antes da prática para dar o tempo do corpo fazer a digestão adequada para você poder começar a prática sem sentir incômodo. Também é recomendado não ingerir grandes quantidades do alimento que você escolher para não demorar muito a digestão. E o mesmo é válido para a ingestão de líquidos.

Quanto mais você comer ou beber, mais tempo você deve aguardar para iniciar o seu treino de pedal. E a hidratação durante a prática do ciclismo deve ser feita com pequenos goles no decorrer do percurso e nunca ingerindo uma grande quantidade de líquidos de uma só vez, assim, você sempre estará confortável para pedalar.

E aí, preparado para ter uma boa alimentação e hidratação antes de pedalar? Esperamos ter ajudado. Se você quer saber como melhorar ainda mais o seu desempenho no pedal, leia também o nosso post com 5 dicas para melhorar a sua performance no ciclismo! Até a próxima!

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