MTBs para iniciantes: 2 bikes para começar a pedalar!

Está pensando em se aventurar no universo da Mountain Bike e não sabe qual bicicleta escolher? Foi pensando em pessoas como você que nós preparamos esse post. Aqui, vamos te apresentar algumas MTB para iniciantes e, de quebra, te ajudar entender o que você precisa considerar quando for comprar a sua primeira bike para trilha. Vamos lá?

Bem, a Mountain Bike tem sido um esporte que está se popularizando e atraindo os olhares ao redor do mundo. Mesmo se não você queira entrar para o mundo das competições, a MTB é uma ótima opção de prática de exercícios para quem quer se desafiar e superar obstáculos, já que a principal característica do esporte é vencer terrenos irregulares como estradas de chão, estradas rurais, trilhas na mata, entre outros.

Para superar esses obstáculos com segurança, resistência e com agilidade, é preciso encontrar uma bike que corresponda a essas necessidades. E se engana quem acha que, para encontrar uma MTB para iniciante boa, precisa investir um valor muito alto. Justamente por ser uma bike de entrada, a relação custo-benefício é ótima, principalmente se você conseguir comprar diretamente da fábrica, como é o caso das opções da FKS Bikes!

MTB para iniciantes: como escolher a sua?

Quando falamos sobre começar a praticar a Mountain Bike, logo vem uma pergunta à mente: qual bicicleta escolher?

É uma dúvida natural, mas estamos aqui para te mostrar que não é tão difícil assim. Você só precisa analisar os componentes da bicicleta, sempre pensando na sua segurança e conforto para as primeiras pedaladas.

foto de freio e roda de bike mtb

  • Tamanho do Aro: determina o tamanho da bike e qual o tipo de arrancada que ela terá (mais rápida ou mais devagar);
  • Tamanho do quadro: deve ser adequado ao tamanho da pessoa que for pedalar, para evitar problemas na coluna;
  • Material do quadro: para iniciantes o ideal é o de alumínio, pela ótima relação custo-benefício e por ser leve e resistente;
  • Grupo de transmissão (velocidades da bike): as bikes podem ter 21, 24 e 27 velocidades;
  • Tipos de freios: V-brake ou a disco e hidráulico ou mecânico. Para iniciantes é bastante indicado o a disco mecânico.

Uma boa dica para quem pode investir um pouco mais no início é realizar um bike fit, onde um profissional irá analisar todos as particularidades do seu corpo e escolher os componentes ideais para montar sua bike, assim, você terá maior conforto e performance.

Além disso, para te ajudar ainda mais, nós fizemos um post com um guia com todos os detalhes para escolher uma bike, não deixe de conferir depois.

Modelos de MTB para iniciante

Uma mountain bike é aquela bicicleta que tem elevada resistência a impactos e conta com pneus um pouco mais grossos, para suportar os atritos dos diferentes tipos de solos e, é claro, os amortecedores para ajudar a garantir a segurança e dar estabilidade perante os obstáculos mais difíceis de uma trilha.

Pode não ser tão confortável quanto uma bike de passeio, mas, escolhendo os componentes certos você garante conforto, mesmo em momentos de aventura.

A FKS separou dois modelos de bike de entrada ideais para quem quer começar a praticar o esporte. Acompanhe a seguir:

1. FKS Start Bicicleta 21 Velocidades e Freio Mecânico

A FKS Start é uma das bicicletas ideais para quem está iniciando. Ela possui características e componentes que oferecem equilíbrio e conforto, como quadro de alumínio 6061, super resistente e leve, o que ajuda muito quem está começando a dominar melhor a bicicleta e se concentrar nos obstáculos.

foto de guidão e sistema de frieo mecânico de bike start da fks

Essa bike pode ser usada tanto em pedais urbanos, quanto em atividades na zona rural. Vale lembrar que ela conta com freio a disco mecânico, que ajuda a controlar bem a bicicleta e a pedalar em condições adversas, sem precisar fazer muito esforço para frear, além de não travar a roda inteira.

Por fim, o seu sistema de marchas é da marca Shimano, reconhecida mundialmente pela qualidade dos câmbios que entrega. Sem falar da suspensão, que possui sistema de mola e regulagem de compressão, o que dá mais estabilidade, rigidez e amortecimento na roda dianteira em terrenos irregulares.

2. FKS Start Bicicleta 21 Velocidades e Freio Hidráulico

As características dessa bike de entrada são bem semelhantes ao modelo anterior e é tão boa quanto. A única diferença extra é em relação ao tipo de freio. Esse modelo possui freio à disco hidráulico, que tem um custo levemente mais alto, por entregar mais eficiência na frenagem e mais praticidade, respondendo com mais sensibilidade e leveza se comparada aos freios mecânicos.

foto de freio hidráulico da shimano na bike start da fks

Como iniciar na MTB?

Agora que você já conheceu dois modelos ótimos para começar na MTB, o que mais precisa saber, como iniciante, nesse esporte? Confira nossas dicas a seguir:

Escolha bons equipamentos de segurança

Usar um capacete e ter uma garrafinha d’água com suporte na bike é indispensável. Afinal, um garante a nossa segurança em caso de acidentes e o outro mantém nosso corpo hidratado durante atividade física.

Além disso, você pode escolher também:

  • luvas;
  • mochilas de hidratação;
  • lanternas e “olhos de gato” para sinalizar bem a bike no caso de pedais noturnos.

Pense em quanto você pode investir inicialmente e escolha o que realmente precisa.

Treine com frequência

Manter uma rotina de treinos é fundamental para que você adquira cada vez mais condicionamento físico e se adapte a diferentes tipos de terrenos para pedalar. Além disso, a frequência te deixará mais resistente para os próximos desafios.

Aproveite e diversifique os seus treinos, isso fará com que seu corpo se fortaleça e tenha mais agilidade. No blog, também damos 5 dicas de treinos para melhorar sua performance.

Cuide da alimentação

Opte por uma alimentação saudável e consciente, assim, você proporcionará todos os nutrientes que seu corpo precisa para alcançar uma boa performance. Algumas opções são:

  • Laranja: rica em vitaminha C e carboidratos, excelente fonte de energia;
  • Queijos magros: são excelentes fontes de proteína, essencial para a recuperação muscular, e de fácil digestão;
  • Massas integrais: além dos carboidratos, pães, bolos e outras massas integrais garantem bastante fibra ao organismo, sendo fontes de energia e promovendo bom fluxo intestinal.

Aumentar a resistência ao pedalar para cuidar do corpo e voar nos treinos e nos pedais é essencial.

Faça a manutenção na bike com frequência

A manutenção da bicicleta é essencial para garantir o melhor funcionamento do equipamento – de nada adianta investir em uma bike caríssima e com os melhores componentes, se você não mantém cuidados básicos como limpeza e lubrificação da magrela.

Assim, é importante seguir algumas rotinas de cuidado com sua MTB ou qualquer outra bike que você tenha: a limpeza deve ser feita uma vez na semana e toda vez que você voltar de uma trilha cheia de lama e barro.

Para lubrificar no momento certo, fique atento ao desempenho da bike, os componentes como rolamento, coroa e corrente devem trabalhar sem fricçoes indesejadas. Não deixe, também, de conferir o desempenho dos freios periodicamente – para isso, teste os freios algumas vezes para entender se a força aplicada nas manoplas é correspondida nas rodas.

Confira mais detalhes de boas práticas recomendadas para garantir o bom funcionamento da bike e te dar toda a segurança necessária para a prática do pedal.

especialista fazendo manutenção de bike na fks

E aí, curtiu nossas dicas? Esperamos que sim! Compartilhe com aquela pessoa que também quer começar na Mountain Bike para inspirar e, quem sabe, até ser sua companhia nos treinos! Continue acompanhando nosso blog e até a próxima!

Deixe um comentário