Lentes fotocromáticas: vantagens e desvantagens no ciclismo!

Quem tem o hábito de pedalar para locomoção, esporte ou hobby, com certeza, sabe que a visão pode ficar comprometida em diversos pontos do trajeto, visto que ela está vulnerável a insetos, poeira e ciscos que podem vir com o vento enquanto pedalamos. Por isso, ter uma proteção para os olhos é fundamental para pedalar com mais segurança e tranquilidade.

Você consegue encontrar diversos óculos de ciclismos disponíveis no mercado atualmente, contudo, hoje queremos te contar um pouco mais sobre os óculos com lentes fotocromáticas. Você já ouviu falar sobre eles? Sabe quais as vantagens e desvantagens do modelo? Acompanhe nosso post e fique por dentro de tudo!

Vantagens dos óculos fotocromáticos para ciclismo

As lentes fotocromáticas proporcionam enormes vantagens para as práticas de atividades físicas ao ar livre, principalmente quando estamos falando de ciclismo. É necessário estar equipado com as melhores roupas e acessórios para que seu pedal seja confortável e para que você tenha a melhor performance. Confira quais são essas vantagens:

Conforto visual para pedalar

Para os ciclistas que costumam pedalar em estradas e trilhas e lidam constantemente com os raios solares, estar equipado com óculos fotocromáticos é uma excelente vantagem, visto que esses possuem lentes inteligentes que escurecem conforme a intensidade da luminosidade para proteger seus olhos dos raios do sol, permitindo o conforto visual ideal.

Assim, seus olhos estarão protegidos dos raios UVA e UVB a todo momento, visto que a tecnologia fotocromática bloqueia 100% dos raios solares que, além de serem prejudiciais à pele, também podem fazer mal para a visão.

ciclista equipado com oculos fotocromático

Ainda, essas lentes são ativadas até mesmo em dias nublados, o que é ideal visto que os raios UV atravessam as nuvens e podem atingir seus olhos e sua pele da mesma maneira. Para quem tem dúvidas, podemos afirmar que essa transição não atrapalha a visão, pois acontece de forma sútil.

Proteção para os olhos

Em circuitos de trilhas, é muito comum pedalarmos em áreas arborizadas, onde, além de enfrentarmos oscilações de iluminação, corremos riscos constantes dos nossos olhos serem atingidos por galhos, poeira e até mesmo pequenos insetos que estejam voando no percurso.

Ao usar um óculos fotocromático próprios para ciclismo, você não precisa se preocupar com o risco de algo entrar no seu olho, pois há modelos bem resistentes desenhados em um formato aerodinâmico que protege toda a área dos olhos para uma pedalada mais tranquila e segura.

Então, em dias de sol forte ou não, os óculos fotocromáticos mantêm seus olhos sempre protegidos durante o pedal e não atrapalham sua visão em nenhum aspecto.

Desvantagens das lentes fotocromáticas

A única desvantagem que podemos apontar referente a essas lentes é que elas não mudam instantaneamente. Claro que esse tempo pode variar bastante de acordo com a marca de óculos que você estiver usando.

Ainda assim, é válido ressaltar que nenhuma lente fotocromática escurece e clareia instantaneamente. Existe uma média de tempo de cerca de 15 minutos para a transição total. Em mais de 90% das situações e mesmo que as lentes não se adaptem na velocidade que você esteja pedalando, isso não irá comprometer sua visão em nenhum momento.

ciclista mulher toda equipada com roupas para bike e usando oculos fotocromaticos

Afinal, como funcionam as lentes fotocromáticas?

Esse tipo de lente é fabricada com uma película que contém 3 sais de prata: brometo de prata (AgBr), cloreto de prata (AgCl) e iodeto de prata (AgI).

Quando esses elementos entram em contato com uma luminosidade intensa, a prata metálica faz com a lente torne-se escura. Quando as lentes adentram em ambientes com quantidade de luzes reduzida, a prata metálica se combina com os outros elementos, recupera os sais e torna a lente transparente novamente.

Essas alterações, como mencionamos, acontecem de forma gradual, mas é possível notar uma diferença ainda no primeiro minuto.

Conheça o Óculos Fotocromático de ciclismo UV400

O óculos fotocromático da FKS Bike é extremamente versátil e oferece excelente proteção para o ciclista, tanto contra pequenos impactos quanto para os raios UVA e UVB.

Nossos óculos são fabricados com lentes de Policarbonato flexível, sendo altamente resistentes a riscos, e contam com tratamento anti embaçante, além de não atrapalharem em nada o seu campo de visão, mantendo a sua segurança enquanto você pedala.

Além disso, eles contam com um fator de proteção 400, que comprovamos em diversos testes!

Confira mais detalhes sobre essa opção de óculos fotocromático cheia de vantagens no vídeo em nosso canal do YouTube!

ciclista mulher ajeitando óculos fotocromáticos e paisagem de canyon no fundo

É um acessório ideal para qualquer modalidade de ciclismo, proporcionando a máxima performance e muito conforto para os praticantes e, sem dúvidas, está entre os principais equipamentos que todo ciclista deve ter! Gostou do conteúdo? Então, siga acompanhando nosso blog!

Deixe um comentário