Equipamentos para ciclista iniciante: o que precisa ter?

Quando nós somos crianças, aprender a andar de bike significava somente subir em cima da bicicleta e começar a pedalar descalço, às vezes, até mesmo ralar o joelho e depois ficava tudo bem. Contudo, quando já estamos um pouco mais velhos, vemos a necessidade de ter mais cuidado e buscamos usar equipamentos adequados para pedalar, ainda mais quando pretendemos fazer do ciclismo uma prática frequente em nosso dia a dia.

Pensando nisso, a FKS Bike decidiu trazer para você uma lista com os principais equipamentos para ciclistas iniciantes para que você possa pedalar com segurança e também não passe por apuros caso aconteça algum imprevisto quando você estiver pedalando. Confira!

Equipamentos e acessórios essenciais para ciclista iniciante

Esses são os equipamentos e acessórios que consideramos os mais essenciais não só para os iniciantes, mas para todo ciclista. Por isso, se está começando a pedalar ou pretende começar em breve, já é bom providenciá-los para estar sempre preparado para todos os tipos de situações.

1. Mochila de Hidratação ou Suporte para garrafa

O ciclismo é uma prática de exercícios que exige movimentos constantes e, consequentemente, bastante esforço, por isso, é normal que você sue e perca muito líquido enquanto pedala, então, nada mais certo do que garantir a sua hidratação.

Então, para te ajudar com essa tarefa, existem duas opções: carregar uma garrafa de água em um suporte específico para bikes ou optar por uma mochila de hidratação.

ciclista de costas com mochila de hidratação

O suporte para garrafinha também é chamado de suporte de caramanhola e é um acessório que comporta a garrafa de forma segura até mesmo nas estradas mais difíceis. Claro que, quando a garrafinha estiver cheia, ela fica mais pesada, por isso é muito importante investir em um suporte bem seguro. Quanto às garrafas, é mais indicado escolher as térmicas, pois a água pode ficar gelada por até 6 horas dependendo do modelo.

Mas você também pode optar por uma mochila de hidratação que é um tipo de mochila em que há um compartimento específico para colocar a garrafa e saem canudos flexíveis que facilitam a hidratação até mesmo enquanto pedala. Outra vantagem de optar por esse item é que você ainda consegue levar alguns pequenos apetrechos, como uma toalhinha de rosto e uma barrinha de cereal.

2. Câmara de ar reserva e bomba de ar

Saber trocar a câmara de ar do pneu furado é fundamental para a sobrevivência de qualquer ciclista, mas para isso, é óbvio que é preciso ter os equipamentos necessários para fazer essa troca, então, ter uma câmera de ar extra e uma bomba de ar pode ser extremamente útil, principalmente se você estiver longe de casa.

Por isso, é tão importante que você conheça qual é o diâmetro e a largura da câmara de ar adequada para sua bike para que você compre os itens corretos e que te servirão perfeitamente quando você precisar. Outra opção que você também tem à sua disposição são os kits remendos, que também podem salvar o seu dia caso o seu pneu fure.

Temos um vídeo explicativo sobre como trocar câmara de ar do pneu furado em nosso canal, o que acha de conferir? Assim você pode fazer certinho e sem dúvidas.

3. Jaqueta impermeável

Uma jaqueta impermeável, com certeza, deve estar entre os acessórios que todo ciclista precisa ter, afinal, esse é um item fundamental para te proteger contra fatores externos, como frio e chuva.

Com uma jaqueta dessas, é possível fazer o seu treino de bike mesmo no inverno, em que as condições climáticas desanimam um pouco na hora de pedalar, além de dar um upgrade no seu visual.

ciclista pedalando usando jaqueta impermeável

Mas, antes de se decidir, pesquise bastante, pois você precisará daquelas fabricadas com tecnologia para te proteger nas temperaturas baixas, principalmente se você mora em uma região naturalmente mais fria.

Alguns modelos têm a função corta-vento, que impede que o vento se choque diretamente com a sua pele, e possuem itens refletivos nas mangas e nas costas para aumentar a visibilidade do ciclista para os motoristas à noite.

4. Itens de iluminação

Outros acessórios fundamentais para quem gosta de andar de bike à noite são os itens de iluminação. Hoje em dia, são fundamentais para todo ciclista, independentemente do local em que se irá pedalar, pois é preciso ter visibilidade das ruas em que se está passando e, assim, garantir que outras pessoas te vejam.

Por isso, é fundamental investir em faróis e setas para bikes, desse modo, você estará preparado para todas as situações. E você encontrará no mercado faróis com diferentes tipos de foco e intensidades de iluminação, por isso, na hora de escolher a iluminação, é de suma importância conferir todas as especificidades do produto que estiver comprando.

5. Óculos

Os óculos são acessórios opcionais, contudo, eles podem ter muita utilidade na hora de pedalar, principalmente para quem gosta de pedalar em dias de sol. Caso você invista nos modelos específicos para bike, eles oferecem maior proteção para seus olhos quando comparado com os modelos que usamos no dia a dia.

ciclista com óculos específico para esporte

São acessórios muito úteis, pois impedem que o reflexo da luz atinja diretamente os olhos, além de evitar que pequenos insetos ou poeira entrem em contato com a mucosa do olho, o que poderia prejudicar bastante a visão.

6. Cadeado e trava

Outro item que vale a pena você investir são os cadeados e as travas de segurança para garantir a segurança da sua bike, caso você precise parar em algum local durante o percurso. Esses itens evitam e dificultam bastante as tentativas de furtos da bike que estará presa em um local fixo.

foto aproximada de cadeado e trava para bike

Nós já falamos sobre os tipos de cadeados e travas disponíveis no mercado aqui em nosso blog, os mais seguros são os chamados de U-lock, que oferecem uma blindagem mais completa, já que você pode usá-lo em ambas as extremidades da sua bike.

7. Capacete

Por último e não menos importante, para garantir a segurança de todo ciclista iniciante, os capacetes também são itens fundamentais para proteger todo o crânio em casos de queda.

foto aproximada de ciclista usando capacete de bike

A nossa cabeça é umas das partes mais frágeis do nosso corpo, por isso, é tão importante que tenhamos a proteção adequada na hora de pedalar. Por isso, realizar um investimento em um capacete de ciclismo é uma dica essencial que damos para você que pretende se aventurar no ciclismo em breve.

E aí, gostou da nossa lista com os equipamentos e acessórios para ciclistas iniciantes? Leia também nosso post com 6 dicas para iniciar no ciclismo e saiba ainda mais sobre o universo do ciclismo aqui no blog da FKS Bikes!

Deixe um comentário