Dicas para ir trabalhar de bicicleta – fique por dentro!

Como se preparar para ir trabalhar de bicicleta

Seja para fazer algum exercício físico ou reduzir os gastos, ir trabalhar de bicicleta é uma ótima opção, afinal, os benefícios são muitos. Aliás, podemos até dizer que ir ao trabalho de bike é uma prerrogativa de poucos, afinal, as sequências enfileiradas de carros acabam dando espaço para paisagens até então não percebidas.

Mas, principalmente para quem está começando, sempre fica aquela dúvida sobre os cuidados e preparos a se ter antes de pegar a bike e se dirigir ao trabalho. Foi pensando nisso que nós da equipe FKS trouxemos até você algumas dicas para iniciar nessa empreitada. Vem com a gente!

Benefícios de ir trabalhar de bike

Ei ciclista, talvez a decisão de ir trabalhar de bicicleta já esteja mais que consolidada em sua mente, no entanto, sabemos que embora muitos queiram, poucos se vêem estimulados a pegar a bike e seguir com o planejamento. Por isso, vamos elencar alguns benefícios que você pode encontrar ao tomar essa decisão, vamos a eles:

Economia de combustível

Certamente se você vai de carro ou moto ao trabalho, acaba gastando muito dinheiro com gasolina no decorrer da semana. Grandes quantias de dinheiro são demandadas para colocar combustível e, como se não bastasse, com a manutenção do veículo no final do mês, esse dinheiro gasto pode pesar no bolso de inúmeras famílias.

Homem com roupa social e mochila nas costas, parado e sentado em bicicleta

Ter uma bicicleta não quer dizer que você não terá gastos, mas quer dizer que você pode reduzi-los. No início, o “gasto” com a aquisição da bike pode ser um pouco alto a depender da qualidade da bicicleta que você escolher. No entanto, a experiência e a economia que você terá por anos valerão cada centavo investido.

Melhor desempenho físico

Parece clichê, mas todos sabemos que andar de bicicleta é uma ótima forma de se exercitar, uma vez que o ciclismo é considerado uma atividade cíclica, apta a desenvolver o sistema cardiovascular, além de ser muito indicado para ganho de massa muscular nos membros inferiores e queima de gordura.

Por isso, quando você decide ir trabalhar de bike, está investindo em sua saúde e qualidade de vida, aumentando ainda o seu preparo e desempenho físico.

Um passo a caminho da sustentabilidade

A principal fonte de poluição do ar advém dos 90% de monóxido de carbono liberados pelos veículos automotores. Nesse sentido, a escolha de ir de bike para o trabalho passa a ser considerada uma escolha que gera muito mais do que um benefício individual, mas também socioambiental.

A alta liberação de monóxido de carbono pode gerar efeitos irreversíveis a todos os seres vivos, a começar pelo aumento dos buracos na camada de ozônio e, consequentemente, o super aquecimento do planeta Terra, associado ainda à perda da capacidade pulmonar e a propensão a câncer de pulmão, nos seres humanos.

Portanto, mais do que um estímulo a uma melhora na vida particular, a escolha inteligente de trabalhar de bicicleta é um posicionamento sólido a favor da sustentabilidade.

5 dicas para começar a ir de bike para o trabalho

Agora que você já está mais do que convencido com motivos concretos do porquê ir trabalhar de bike, está na hora de discorrermos um pouquinho sobre dicas eficientes de como se preparar para pedalar. Vejamos:

Separe um kit de roupas e acessórios

A qualidade de um dia pode ser prospectada a partir de um planejamento antecedente. É claro que nem tudo pode ser calculado, imprevistos acontecem e isso não é segredo para ninguém. No entanto, se planejar antes de sair de casa é fundamental para que o seu pedal até o trabalho faça um pouco mais de sentido.

Nesse sentido, alguns cuidados e preparos são importantes. Se você for com a roupa de trabalho, certamente ela irá manchar com o suor e é muito provável que você chegue com a camisa ensopada no ambiente de trabalho, o que não é nada profissional.

Aliás, ninguém sabe ao que se está propício no percurso, por exemplo, se por descuido você passar por cima de uma poça de lama, é muito provável que a barra da calça manche e você chegue sujo no ambiente de trabalho antes mesmo de começar o expediente.

Por isso, vai aí a nossa primeira dica. Separe a peça de roupa que quer usar durante o expediente, os sapatos, itens de higiene pessoal e capa de chuva, e os leve dentro de uma mochila. Detalhe, para poder limpar o suor assim quando chegar, você pode levar uma toalhinha de microfibra.

Durante o trajeto, você pode ir com uma roupa mais leve e folgada, própria para esportes, assim você ganha em mobilidade e conforto e ainda não corre perigo de se sujar durante o percurso.

Saia mais cedo de casa

Sair mais cedo de casa é uma forma de você se precaver para um possível intempérie que possa ocorrer durante o percurso. Aliás, você ainda garante um tempinho para se trocar no banheiro e até mesmo tomar um cafezinho antes de entrar no expediente. E nem precisa ser tão cedo, separar 15 minutinhos já é mais do que suficiente.

Mulher sentada perto de árvore, tirando selfie com sua bicicleta

Conheça possibilidades de trajeto

É muito interessante que, antes de colocar em prática a decisão de ir ao trabalho de bike, você conheça alguns trajetos possíveis. Assim, separe um final de semana para conhecer um pouco melhor a rota e testar ciclovias a fim de escolher o melhor percurso a ser seguido.

É válido lembrar que às vezes o caminho mais rápido pode não ser o melhor caminho, podendo apresentar algumas adversidades de via, como cascalhos ou ruas esburacadas.

Se possível, dê preferência para caminhos que evitem tanto trânsito, mas que contenham postos de gasolina e bicicletarias acessíveis em sua extensão para sua segurança e proteção durante a presença de alguma eventualidade.

Mantenha-se seguro

Falando em segurança, é sempre importante pedalar contando com itens que possam te garantir a sua proteção, sobretudo se o trajeto não contar com ciclovias. Por isso, não esqueça das luzes traseiras e dianteiras, elas ajudarão a sinalizar para os motoristas mais desavisados a sua existência. E claro, sempre de óculos e capacete, viu?!

Roupas claras também são importantes para aumentar a sua visibilidade no trânsito. E, claro, não se esqueça da sinalização de intenção, seja para entrar/sair da via, mudar de faixa ou ainda parar. Como qualquer outro veículo, mesmo estando de bike, é preciso que você respeite a sinalização.

Esteja preparado

Como já enunciamos aqui, estar preparado para qualquer eventualidade é muito importante para quem quer ir trabalhar de bike, para tanto, é imprescindível levar consigo um conjunto de ferramentas e fazer a manutenção da bicicleta semanalmente.

Rapaz de mochila e capacete, segurando e olhando para sua bicicleta

Nesse sentido, averigue sempre se os pneus estão calibrados e faça a lubrificação correta da corrente, bikes urbanas, por exemplo, requerem óleo teflonado ou seco. Além disso, se tiver um espacinho na mochila, leve uma câmara e uma bomba de ar, afinal, caso estoure o pneu, você já estará preparado para fazer a troca.

Não se esqueça ainda do cadeado para proteger a bike de furtos e sempre carregue consigo um pouquinho de dinheiro, pois caso ocorra um imprevisto, você pode pedir um uber ou ainda comprar um bilhete único.

É isso aí, agora você está preparado para pedalar até o trabalho com maior comodidade e eficiência. Mas, diz aí pra gente nos comentários o que te impulsionou a tomar essa decisão e se já vai de bike para o trabalho, conta pra gente como está sendo a sua experiência.

Parte frontal de bicicleta azul encostada em muro com grafite

Para mais dicas como essa, fique ligado em nossas publicações semanais aqui no blog. Aqui te damos dicas valiosas sobre o universo das bikes e lifestyle.

Até a próxima.

Deixe um comentário