5 dicas para ciclistas iniciantes: comece com o pé direito!

Tomar a decisão de iniciar no ciclismo é algo que, sem dúvidas, irá impactar a sua rotina, afinal, o pedal tem o poder de transformar a vida de uma pessoa e sempre para melhor. Por isso, se você está pensando em tomar essa decisão ou até mesmo já comprou uma bike nova para pedalar, nós, da FKS, preparamos dicas importantíssimas para que você comece com pé direito e não cometa erros de principiantes ao começa seus treinos de pedal.

Continue a leitura e confira agora nossas dicas para ciclistas iniciantes e comece detonando logo de cara nos seus primeiros treinos de pedal!

5 Dicas para ciclistas iniciantes: confira agora com a FKS!

Essas dicas foram selecionadas com ciclistas experientes aqui da FKS, então, não temos dúvidas que te ajudarão muito nos seus treinos daqui em diante. Então, acompanhe para conferir o que você precisa saber para começar a pedalar!

Dica 01: compre uma bike do seu tamanho!

Essa é uma dica para quem ainda não adquiriu uma bike e está decidindo qual comprar. É importante entender que, atualmente, as bikes possuem tamanhos classificados em P, M , G e GG.

Essa definição é para a medida do quadro da bicicleta e escolher o tamanho correto para a sua estatura faz toda a diferença na hora de pedalar, uma vez que pedalar com uma bike maior ou menor pode prejudicar as suas articulações, principalmente as dos joelhos.

Existem tabelas universais que indicam o tamanho certo da bike de acordo com a sua altura, então, vale a pena dar uma conferida. Outros itens que vão fazer a diferença no tamanho da bike são os aro e também a altura do selim. Então, preste atenção principalmente no ajuste da altura do selim da sua bike. Procure sempre deixá-lo em uma altura média, para que suas pernas não fiquem tão esticadas nem tão flexionadas para não prejudicar as articulações dos seus joelhos.

Quer investir mais e garantir a bike feita para você? Então vale a pena apostar no bike fit. Não sabe o que é? Então confira nosso conteúdo exclusivo sobre o bike fit!

Dica 02: compre o seu capacete de ciclismo

Outra dica fundamental para qualquer pessoa que está começando a pedalar é já adquirir um capacete de ciclismo certo, afinal, este é um item fundamental para que você possa pedalar com segurança.

ciclista usando capacete de ciclismo preto

Afinal, a nossa cabeça é mais frágil do que imaginamos, então, é muito importante protegê-la, visto que em um possível acidente você pode sofrer danos irreversíveis caso caia e bata a cabeça no chão. E, assim como as bikes, os capacetes também possuem tamanhos específicos para que possam encaixar perfeitamente na circunferência do crânio do ciclista.

Além disso, eles também são ajustáveis para que o ciclista consiga fixar o capacete de uma maneira confortável e que ele não tenha possibilidades de escapar. Então, atenção, compre um capacete que se ajuste ao tamanho da sua cabeça e sempre pedale com ele bem preso.

Dica 03: invista em uma bermuda de ciclismo ou em um bretelle

A nossa próxima dica é sobre o vestuário para ciclismo. No início, é bem comum que os ciclistas iniciantes comecem a pedalar com roupas de academia normais, que são leves, flexíveis e possibilitam executar os movimentos com mais facilidade, porém, é válido ressaltar que elas não são as melhores para a prática do ciclismo.

ciclista em cima da bike usando bermuda de ciclismo

Afinal, quando pedalamos, passamos muito tempo em cima da bike e a região do períneo e dos glúteos costuma a ficar muito doloridas, sobretudo quando não temos o melhor selim e não usamos as roupas corretas.

Para que isso não aconteça, o recomendado é sempre usar uma bermuda para ciclismo ou um bretelle, que são peças que possuem um forro especial acolchoado para proteger essas regiões do corpo para que, assim, o ciclista possa pedalar por longas distância com mais conforto. Então, não tenha mais dúvidas de que esse é um investimento realmente necessário.

Dica 04: aprenda a usar o freio corretamente

Apesar de parecer simples, usar o freio da bike é um pouco complexo, visto que ela possui dois freios (um na roda da frente e outro na roda traseira) e cada um deles para a bike de um modo diferente.

foto de mão de ciclista na manopla da bike

Geralmente, o freio traseiro é mais utilizado para controle da bike durante descidas e nas curvas, enquanto isso, é o freio da frente que para a bicicleta por completo. Contudo, ele nunca deve ser usado sozinho e de uma forma brusca, já que a parte traseira pode subir conforme a velocidade que você estiver pedalando, fazendo com que você se desiquilibre e até caia.

Por isso, se você estiver em alta velocidade e precisar parar de repente, utilize sempre os dois freios juntos, assim, fica mais fácil equilibrar na hora de parar completamente. Outra dica bastante válida para quem está começando com relação aos freios é sempre usar somente os dedos indicadores para pressionar os manetes, já que apenas um dedo em cada manete já o suficiente para fazer os freios funcionarem, enquanto os outros ficam livres para darem mais firmeza na pegada do guidão.

Dica 05: mantenha o olhar e o posicionamento do corpo corretos

A nossa última dica também é bem importante, afinal, trata-se do posicionamento do corpo e também para onde olhar enquanto pedala.

ciclista pedalando com posição correta na bike

Por conta de uma insegurança normal de quem está começando, é comum que o ciclista iniciante foque seu olhar para a direção do chão à frente da roda frontal, afinal, ele quer certificar-se de que não esbarrará em nenhuma pedra, galho ou outro objeto que faça com que a bike desiquilibre e venha a cair, contudo, isso não é o correto.

O recomendado é sempre manter o olhar para horizonte de forma mais ampla, ou seja, o seu olhar deve focar mais à frente, sempre identificando os obstáculo com antecedência, afinal, assim, fica muito mais fácil desviar do que se você vê-lo imediatamente na frente da sua roda.

Outra questão é com relação à postura corporal do ciclista. O indicado é sempre manter a coluna alinhada e o corpo ereto para pedalar com mais conforto e evitar ter dores no corpo após o exercício. Então, nada de pedalar arcado ou com o corpo muito para trás ou para frente, ok?

E aí, está se sentindo mais preparado para seus primeiros treinos de pedal? Esperamos que essas dicas possam te ajudar bastante e também te incentivem a não desistir dessa prática que é tão prazerosa e traz inúmeros benefícios para a nossa saúde. Para que esteja ainda mais preparado, leia também o nosso post com os acessórios que todo ciclista iniciante precisa ter!

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