Como o ciclista deve se comportar no trânsito? Conheça leis

A bicicleta também é um meio de locomoção que pode circular em vias públicas, assim como carros e motocicletas. Sendo assim, o ciclista também deve cumprir as leis de trânsito e, é claro, ser respeitado também em seus direitos. No entanto, nem todas as pessoas conhecem os direitos e deveres dos ciclistas, o que pode, até mesmo, colocar a vida delas em risco.

São diversos os motivos que leva alguém a inserir a bicicleta em sua rotina: preferência, custo-benefício, saúde e bem-estar, facilidade, para gerar menos resíduos poluentes, entre outros. A verdade é que não importa o motivo pelo qual ela entrou em sua vida, mas que, a partir do momento que você se torna um ciclista, é necessário tomar algumas precauções para se proteger e evitar possíveis acidentes.

Se você utiliza a bicicleta como um meio de transporte, tem obrigação de conhecer suas condições no trânsito, tanto para cumprir leis quanto para fazer seu direito ser salvaguardado. Mas nem sempre a forma como o ciclista deve se comportar no trânsito é discutida. Por isso, a FKS criou esse conteúdo para te ajudar a conhecer melhor as leis de trânsito para ciclistas, vamos lá!

Por que os ciclistas se enquadram nas leis de trânsito?

O Código de Trânsito Brasileiro entende que a bicicleta é um veículo, logo, o seu propulsor, no caso o ciclista, está inserido em um contexto de normas, como as placas de trânsito, por exemplo.

Além disso, a decisão de incluir os ciclistas nas questões pertinentes às regras de trânsito tem diversos motivos, um deles é uma maneira de proteger a condição física dos ciclistas, dado que os acidentes envolvendo bicicletas e automóveis são, infelizmente, comuns.

Tendo isso em mente, além de melhorar o andamento do trânsito, seguir essas leis é uma forma de reduzir acidentes fatais e garantir o direito de ir e vir sobre a bike.

Desde 2017, o CTB passou a autuar ciclistas que cometessem infrações de trânsito, afinal, não são poucas as ocorrências registradas que envolvam ciclistas em situações inapropriadas.

Quais são os direitos e deveres do ciclista?

Uma vez inseridos no Código de Trânsito Brasileiro (CTB), o ciclista possui direitos e deveres. Conheça 8 deles abaixo:

foto aproximada das duas rodas da bike e ciclista

1. Acessórios obrigatórios para a bicicleta

São considerados acessórios básicos e obrigatórios, conforme o Artigo 105 do CTB, a campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais, bem como espelho retrovisor do lado esquerdo.

2. O ciclista é prioridade no trânsito

O ciclista tem prioridade em relação a outros veículos automotores e, mais que isso, os veículos grandes têm a responsabilidade por zelar pela segurança dos ciclistas.

3. É proibido pedalar em calçadas

As calçadas são destinadas exclusivamente aos pedestres, qualquer outro veículo, seja ele motorizado ou não, tem a circulação proibida nas calçadas, inclusive as bicicletas. É preciso zelar pelo bem-estar e segurança dos pedestres!

4. O ciclista tem preferência na travessia

Assim como os pedestres, os ciclistas têm preferência na travessia da rua em relação a veículos automotores. Deixar de dar preferência a um desses dois grupos é considerado uma infração gravíssima. É importante se atentar ao fato de que, em caso do ciclista não dar preferência ao pedestre, ele também pode ser multado!

ciclista ao lado da bike atravessando rua

5. O ciclista pode transitar pela via pública

O ciclista pode sim transitar pelas ruas públicas, mas em duas circunstâncias:

  • Quando não há via destina à bicicletas, como as ciclovias e ciclofaixas;
  • Na lateral da pista dos automóveis, seguindo o sentido de circulação e sem invadir o espaço dos veículos.

6. O ciclista pode transportar passageiros em garupas ou assentos

Está terminantemente negada a possibilidade de transportar passageiros em fora das garupas ou de assentos especiais, como em canos ou até mesmo no guidão da bicicleta.

7. É proibido andar sem as mãos no guidão

É comum ver alguns ciclistas andando sem as mãos apoiadas no guidão, mas essa prática é proibida! Pelo menos uma das mãos deve estar segurando o guidão da bicicleta. Se você passa por algum buraco, pedra ou galho grande, pode cair se não estiver 100% no controle da bike.

8. O semáforo deve ser respeitado pelo ciclista

O ciclista deve respeitar o semáforo de trânsito, logo, ultrapassar o sinal vermelho é proibido também. A verdade é que esse é um erro até mesmo para o pedestre, o sinal fechado deve ser respeitado, assim evitamos acidentes!

Seja um ciclista atento aos seus direitos e deveres!

Agora que você já tem conhecimento dos direitos e deveres dos ciclistas, não deixe de praticá-los. Zele por sua segurança e das pessoas ao seu redor.

ciclista pedalando na rua com a bike

A bicicleta é, sem sombra de dúvidas, um meio de transporte muito mais saudável, tanto para nós quanto para o meio ambiente, mas, para mantê-la como uma locomoção saudável, é importante seguir as regras de trânsito.

Se você estiver começando a usar a bike como meio de locomoção, confira também nossas dicas para ciclistas iniciantes para começar com o pé direito!

Deixe um comentário