Como montar uma bicicleta? Veja as dicas e aprenda com a FKS

Montar uma bicicleta pode parecer complicado, mas se você acabou de comprar a sua e não vê a hora de sair andando por aí para aproveitar, é importante montá-la da forma adequada. A bike de caixa é vendida desmontada para facilitar o transporte, e as peças chegarem intactas até sua casa, então, se você escolher, ela pode ser montada em uma bicicletaria, mas também é possível você mesmo realizar a montagem.

Seja para o ciclismo urbano ou até para as trilhas, se quiser aprender como montar uma bicicleta, a FKS Bike preparou esse conteúdo para tirar suas dúvidas. Com dicas essenciais, você aprende a preparar sua bicicleta e ainda poderá curtir muito mais ao pedalar!

Passos para montar uma bicicleta

homem agachado montando bicicleta FKS

Depois que você escolher sua bicicleta, está na hora de começar a analisar os componentes que vão se encaixar, pois cada bike é de um modelo diferente, e possui alguns materiais com características que se distinguem entre si. Assim como cada componente possui variações, o seu objetivo também precisa ser especificado para ter as peças corretas.

Por exemplo, pessoas que irão fazer o uso constante dessas bicicletas no cotidiano urbano, precisam de rodas e câmbios adequados para esse fim, como também nas trilhas que possuem solos específicos. Busque conhecimento sobre essas informações e adquira os equipamentos ideais para o seu objetivo.

Escolha um espaço adequado

Após a compra dos componentes da bicicleta, como as rodas, o quadro, entre outros, está na hora de escolher um espaço adequado para montar a sua bike. Pode ser que você queira dar algumas pausas durante o processo, portanto, ela precisa estar posicionada em algum lugar livre e sem tantas movimentações.

homem separando peças para montar bicicleta em um espaço de oficina

A garagem ou algum cômodo vazio são locais ideais para realizar sua montagem, então selecione algumas ferramentas para deixar o serviço ainda mais otimizado, como uma chave allen e uma tesoura ou estilete, e algum tapete, papelão ou suporte para apoiar a bicicleta no chão.

Iniciando a montagem

Para realizar sua montagem é necessário tirar os componentes da caixa, para isso utilize a tesoura ou estilete, e com cuidado vai removendo os plásticos de proteção. Separe cada peça sobre o tapete, papelão ou suporte no chão para evitar arranhões na sua bike nova.

Guidão

O primeiro componente a ser encaixado no quadro é o guidão, depois você posiciona a mesa para a frente e solta-a com a chave allen, quando ela é solta o guidão pode ser encaixado no espaço vazio que a parte da mesa retirada deixou, finalize devolvendo a mesa, prendendo o guidão. Ela que é a responsável por fixar o guidão, por isso certifique-se de que os parafusos estão bem encaixados.

Rodas

As rodas da bike variam de acordo com cada modelo, assim como os outros componentes dela, então se você preferir terrenos lisos para maiores velocidades, as rodas finas são mais indicadas, enquanto as rodas mais grossas são ideais para os terrenos mais instáveis nas trilhas e obstáculos.

Quando for incluir a roda, você pode realizar o processo com a bike em pé ou virada, por isso é importante ter um suporte no chão para não arranhar a manete ou outras peças do guidão. O disco de freio precisa se encaixar com as duas pastilhas que ficam na suspensão, finalize alinhando o eixo com a chave allen.

Pedais

Cada pedal acompanha suas respectivas letras de identificação, no lado direito com a letra R (right) e no esquerdo a L (left), são simples de rosquear e posicionar. O esquerdo deve ser encaixado no sentido anti-horário, use uma chave 15 para finalizar o encaixe, já no lado direito é regulado no sentido horário.

Canote e Selim

Após escolher o selim ideal para você, ele deverá ser posicionado no local correto para desempenhar conforto, isso é medido conforme sua altura. Solte os dois parafusos que estão em cima do canote e depois ajuste o banco no espaço entre os parafusos, os quais devem ser apertados depois de encaixados. Posicione apertando o canote dentro do quadro e aperte com a chave allen.

Componentes da bicicleta

homem montando roda da bicicleta

Na maioria dos casos, os principais componentes que precisam da montagem foram citados acima, para finalizar, verifique a altura do selim e a curvatura do guidão conforme a regulagem da mesa. Agora confira a função dos componentes da bicicleta para você ficar por dentro de tudo:

Quadro

O quadro é a estrutura principal da bicicleta, e servirá de apoio para todos os outros complementos, por isso tenha em mente que seu tamanho também influência na escolha do quadro. A medida do quadro é feita a partir das polegadas, então quando escolher o seu, considere sua altura.

Se você tiver até 1,60m, o quadro de 17 polegadas é o mais indicado, enquanto as pessoas com até 1,70 tem o quadro 19 polegadas como o recomendado, já para os maiores de 1,80m, os quadros maiores de 20 polegadas são os mais adequados.

Mesa

A mesa é uma parte da bicicleta, que realiza a conexão do garfo e do guidão, portanto, ela define também a postura, sendo assim, é extremamente importante se atentar para a qualidade desse componente no momento de comprar sua bike.

Guidão

O guidão é a parte da bike que controla os movimentos, por isso precisa estar alinhado também com a estrutura e a mesa. No guidão também ficam posicionadas as manoplas, manetas de freio e alavanca de câmbio.

Caixa de Direção

O Headset, ou melhor, a caixa de direção, encaixa o quadro e o garfo para ajudar na direção e no controle. O headset é composto por dois anéis unidos na espiga do garfo para manter os movimentos direcionados.

Suspensão ou garfo

A suspensão mantem a bike estável nos diferentes solos , e também auxilia a manter sua bicicleta funcional. Mas também há a opção em garfo, que é fixa, mas é mais indicada para quem realiza mais pedaladas urbanas e no asfalto. Independente de sua escolha, ambas auxiliam a estabilizar os movimentos.

Câmbio e freio

Desde a troca de marchas até a frenagem, o câmbio e o freio são os responsáveis por constituírem partes especiais de uma bicicleta, e os kits que acompanham esses dois contém os próprios freios, coroas, catraca, corrente, câmbio dianteiro e traseiro.

Se você ainda tem um pouco de dúvidas sobre o processo, temos um vídeo que pode ajudar! Ele ensina como montar sua nova bicicleta FKS de uma maneira prática, bem didática e detalhada. Dê uma conferida!

Agora que você conheceu alguns dos elementos principais para montar a sua bike, não deixe de conferir mais informações sobre bicicletas para diferentes modalidades de ciclismo aqui no blog da FKS Bike. Até a próxima!

Deixe um comentário