Como medir tamanho de capacete de bike: aprenda na FKS!

O ciclismo utiliza de muitos acessórios e equipamentos para melhor segurança e desempenho do ciclista, e um dos principais itens é o capacete de ciclismo. Apesar de não ser obrigatório em uma modalidade de lazer, por exemplo, ele é essencial e deve ser colocado em competições.

Se você não compete, mas valoriza sua segurança e saúde, pode e deve considerar comprar um.

Mas como saber qual é o tamanho de capacete de bike ideal para você? Afinal, existem modelos e tamanhos diversos para que todos possam encontrar o que precisam. Então, como encontrar o modelo e tamanho perfeito para oferecer toda a segurança e conforto que você precisa?

Se você não sabe, não se preocupe, pois estamos aqui para te ajudar! Vamos ensinar, no post de hoje, como realizar as medições corretas e descobrir qual tamanho de capacete de ciclismo é o mais indicado para você usar. Acompanhe para saber mais!

Conheça os tamanhos de capacete de ciclismo

Apesar de existirem muitos modelos, os capacetes, assim como as roupas de ciclismo, podem seguir a numeração de P, M e G, ou seja, pequeno, médio e grande, que são aqueles chamados tamanhos únicos. Assim, o tamanho fica entre:

  • P: circunferência de 52 até 56 centímetros;
  • M: de 56 a 59 centímetros;
  • G: circunferência de 59 até 62 centímetros.

Também existem os modelos com regulagem para você fazer o encaixe perfeito na sua cabeça e alguns com casco de tamanhos diferentes para cada medida.

Sendo assim, lembre-se de sempre prender firmemente esse equipamento em sua cabeça usando suas alças.

Como medir o tamanho de capacete de bike e escolher o certo

É muito mais fácil pegar os modelos, experimentar colocando na cabeça e decidir aquele que fica melhor, certo? Porém, se você é inexperiente nessa área e nunca usou um, pode fazer a escolha errada por diferentes motivos: ficou “soltinho” e confortável na sua cabeça; não apertou sua cabeça e seu rosto; a tira para prender deixa seu rosto mais livre; entre outras razões.

Saber como faz a medição é essencial. O passo a passo é simples, confira:

1º passo

Pegue uma fita métrica, daquele tipo bem usado na costura, e a posicione na sua cabeça, deixando o lado dos centímetros para fora. Você deve enrolá-la em sua cabeça de forma que fique dois dedos acima da orelha.

2º Passo

Retire a fita métrica, marcando o lugar que a medição deu, e verifique se está certo. Como? Basta conferir os tamanhos de capacetes únicos e ver se a circunferência está em um deles. Assim, você vai saber exatamente qual capacete precisa.

Lembrando que, para compras online, o método é o mesmo: meça com a fita métrica e confira a tabela de medidas na descrição do produto para ver qual é o tamanho de capacete adequado para você.

Esse acessório deve ficar firme em sua cabeça e bem posicionado, de maneira que, caso ocorra algum impacto, ele não se desloque ou se desprenda, mantendo-se fixo e protegendo seu crânio de bater no chão e sofrer uma lesão.

Além disso, é importante escolher o modelo de capacete que melhor se adequa à sua prática. Por exemplo, se você gosta mais da modalidade Mountain Bike, deve ter um capacete próprio para MTB, que é um modelo mais aberto para ventilar e manter o couro cabeludo seco; se prefere a prática de Speed, tenha uma opção própria para Speed e assim por diante.

Como o capacete deve estar posicionado?

Além de medir o tamanho do capacete de bike, você precisa saber qual é a posição correta que ele deve permanecer. Sendo assim, não puxe o capacete para trás deixando sua testa e começo do couro cabeludo livres. Também não puxe ele para frente deixando a testa escondida e a nuca desprotegida.

Não deixe a tira muito perto da garganta, mas logo na parte macia, abaixo do queixo, e de maneira mais firme, sem apertar ou deixar muito solto. Os modelos possuem ajuste para melhor se adequar a todos os rostos.

Dicas extras: cuidados com o seu capacete

Assim como os outros equipamentos de ciclismo, o capacete também precisa de verificação e manutenção regulares para garantir que ainda tem qualidade e é capaz de proteger o ciclista, além de estar em condições estéticas e higiênicas para continuar sendo usado. Assim, você deve:

  • Higienizar com água e sabão e deixá-lo secar longe do sol para que o material não estrague;
  • Procurar arranhões e rachaduras, mesmo não tendo sofrido uma queda;
  • Verificar se há deformidades.

Mantendo esses cuidados, você saberá quando deve adquirir um capacete de ciclismo novo. Lembre-se sempre de usar os equipamentos de segurança para ciclista e investir em opções corretas que atendam suas necessidades.

Afinal, o objetivo do pedal é se divertir sem dores de cabeça.

E então, o que achou das nossas dicas? Agora, você já está preparado para adquirir o capacete de ciclismo ideal para você.

E para continuar lendo mais conteúdo sobre o universo do ciclismo, acompanhe nosso blog sempre, toda semana tem post fresquinho te esperando.

A gente se vê no próximo pedal, até!

Deixe um comentário