Como colocar cadeado na bicicleta: 3 formas práticas!

As bicicletas são excelente meios de transportes, além de serem ótimos instrumentos para manter hábitos saudáveis de vida, entretanto, infelizmente o furto de bicicletas ainda é muito comum no Brasil, já que podem ser consideradas bens de valor fáceis de serem levados, já que dá até para sair pedalando, e também são itens fáceis de serem vendidos ou trocados posteriormente. Por isso, todo bom ciclista deve saber como proteger a sua bike desses infortúnios.

Pensando nisso, a FKS Bikes decidiu trazer para você 3 dicas de como proteger sua bike e aprenda a como colocar cadeado na bicicleta de forma eficiente. Confira agora!

3 dicas para proteger a sua bike de furtos!

Perder uma bicicleta pode significar mais do que apenas um prejuízo financeiro, visto que os bikers costumam se apegar às suas bikes. Alguns também investem em itens para personalizar a sua de modo que ela fique perfeita para o seu uso, então, com certeza, quando um fato desse acontece é muito triste e desanimador.

Porém, há maneiras efetivas de evitar que isso aconteça e que dependem de alguns fatores, como desde escolher a tranca mais assertiva até cuidados de atenção que você precisa ter em casos de necessidade de deixar a sua bike presa em um local público.

Dica 1: escolha um cadeado de bike que ofereça alta resistência!

homem colocando cadeado na roda da bicicleta

Nenhum tipo de cadeado é indestrutível, porém, atualmente existem diversos modelos no mercado de várias faixas de preços diferentes para você escolher o que melhor se encaixa com a sua situação. Existem diversos tipos de cadeados diferentes disponíveis que não variam somente em diâmetro, mas também no modelo, sendo muito seguros e, mesmo não sendo inquebráveis, alguns são bem difíceis de serem violados. Confira os principais modelos:

Cadeados U-Lock

Este é um cadeado no formato de U feito de aço, sendo considerado um dos melhores na tarefa de proteger as bicicletas. É um modelo mais espesso e super resistente e se destaca por conseguir “abraçar” o quadro e a roda traseira da bicicleta de forma fixa, o que dificulta bastante o trabalho de quem tentar rompê-lo.

O cadeado U-lock dificilmente será rompido por um alicate, que é uma ferramenta muita usada pelos ladrões de bicicletas. Algumas marcas oferecem modelos que podem resistir até golpes de martelos, formões e pés de cabra. Para romper um cadeado desse, seria preciso um serra para aço e muito tempo para realizar a operação.

A única desvantagem desse cadeado é que se trata de um modelo mais pesado, portanto, um pouco mais difícil de carregar, além de custarem um pouco mais. Contudo, o esforço e o dinheiro investidos valem a pena, já que é considerado a melhor opção do mercado!

Cadeados de Cabos de Aço

foto aproximada de mão mostrando cadeado de bicicleta que usa cabo de aço

Os modelos feitos em cabo de aço flexíveis são bem comuns no mercado, além de serem modelos mais leves, baratos e fáceis de transportar. Contudo, não são modelos considerados os mais seguros por serem mais finos e oferecerem menos resistência em comparação a outros tipos.

São muito utilizados em áreas mais seguras, como em estacionamentos de empresas, onde a bicicleta já estará um pouco mais protegida. Geralmente, os cabos de aço vem com um revestimento de borracha ou plástico para proteger a pintura da bike e para evitar que você machuque as mãos acidentalmente.

Uma vantagem desse tipo de cadeado é que ele fica bem compacto quando está enrolado, sendo muito fácil de carregar em qualquer lugar.

Cadeados com corrente

Esses modelos são os mais antigos e os mais simples também, já se trata de uma corrente de ferro aliada a um cadeado comum. Também é uma opção disponível para proteger a sua bike, contudo, dependendo da espessura da corrente, ela pode ser facilmente rompida por um alicate, por isso, é considerada uma opção que já caiu em desuso, apesar de ser muito mais barata.

Existem outros modelos disponíveis no mercado, como os cadeados dobráveis e os cadeados com segredo, mas esses apresentados acima são os mais utilizados.

Dica 2: procure o melhor local possível para prender a sua bike

bicicleta presa com cadeado em um poste de bicicletário

A nossa segunda dica é que você sempre busque o local mais adequado para prender a sua bike. Dê preferência para os locais mais movimentados, com grande circulação de pessoas, já que os bandidos ficam mais coagidos ao tentar romper um cadeado na frente de outras pessoas.

E sempre que tiver a oportunidade, deixe sua bike dentro de estacionamentos dos lugares que precisar ir. É provável que muitos desses lugares possuam bicicletários, onde ela ficará muito mais segura.

Dica 3: aprenda a prender a sua bike corretamente

Um fato é que, quando os bandidos não conseguem levar a bicicleta inteira, eles tentam levar parte dela. Afinal, uma bike é feita de várias partes que se encaixam, por isso, algumas peças se tornam alvos fáceis, como o selim e as rodas.

Portanto, caso sua bike tenha partes móveis que podem ser retiradas rapidamente, você tem que redobrar a atenção na hora de prendê-la na rua. É de suma importância que prenda as várias partes da bicicleta juntas ao elemento no qual você estará prendendo a sua bike.

Uma dica é prender as rodas junto com o quadro e a grade. O selim é mais difícil de ser preso, mas você pode retirá-lo facilmente e levar na mochila com você. Qualquer peça que exija mais esforço, mais tempo e muitas ferramentas para serem desacopladas da bike não são alvos fáceis de furtos desde que a bike esteja presa adequadamente.

Mas para assegurar que sua bicicleta esteja totalmente protegida, o ideal é prender o quadro e as duas rodas. Você pode fazer isso usando um cadeado U-Lock para prender a roda traseira e o quadro ao elemento fixo que você encontrou na rua para prender a bike.

Outra dica válida é garantir que sobre o mínimo de espaço entre a bike e o elemento fixo, afinal, quanto mais espaço disponível, mais fácil fica para usar ferramentas que possam arrombar o seu cadeado. Na roda dianteira, é possível usar um cadeado de cabo de aço para passar por dentro da roda e também por uma das partes do quadro e fixando no cadeado U-Lock. Desse modo de prender a bike, podemos afirmar que será praticamente impossível de alguém mal-intencionado levar a sua magrela.

É válido ressaltar que essas instruções podem ser adaptadas para outros conjunto de cadeados, como as correntes e os cadeados.

E aí, gostou das nossas dicas para você proteger sua bike quando precisar deixá-la em um local público? Esperamos ter ajudado. E para mais dicas sobre o universo do ciclismo, acompanhe sempre as postagens aqui do blog da FKS Bikes!

Deixe um comentário