Cicloturismo: o que é? Como se preparar? Guia Completo!

O cicloturismo é uma excelente alternativa de viagem para quem gosta de andar de bike em trajetos mais longos. E mesmo quem não anda, pode se aventurar para conhecer novas paisagens, estradas, cachoeiras e monumentos de tirar o fôlego.

Hoje, apresentaremos um Guia Completo sobre cicloturismo com informações sobre o que é, como fazer, o que levar na viagem, quais cuidados tomar e muito mais. Acompanhe para saber mais!

O que é cicloturismo?

O cicloturismo nada mais é do que turistar viajando de bike. Essa viagem proporciona experiências mais imersivas e próximas da cultura do local que se é visitado já que, geralmente, acampa-se ou fica-se em uma estalagem da cidade, caso o roteiro leve muitos dias.

dois ciclistas conversando no meio da trilha

Pela viagem ser realizada de bike, é uma atividade bastante econômica, assim como saudável e ecológica. E sabe o melhor? Permite que você também tenha pleno contato com a natureza. Incrível, não acha?

Como fazer um cicloturismo?

Assim como uma viagem de carro, de ônibus ou avião, o cicloturismo também deve ser planejado muito bem e com antecedência! Aliás, a atenção aos detalhes deve ser ainda mais redobrada, afinal você estará em cima de uma bike, sem tantas proteções como no caso de um carro. Para fazer o cicloturismo, você deve pensar nos seguintes pontos:

Preparação pré viagem de bike

A preparação para fazer o cicloturismo é a etapa mais importante, pois é com ela que você verá tudo o que vai precisar na viagem! Para se preparar bem, você precisa considerar os seguintes pontos:

pessoa fazendo manutenção em correias e rodas da bike

Roteiro

Saber para onde vai e qual caminho vai percorrer para chegar lá e voltar é essencial. Mapas de papel e GPS são extremamente valiosos. Assim que decidido o local de destino, planeje todas as rotas com cuidado e caminhos alternativos também caso aconteça algum imprevisto na estrada.

pessoa marcando em um mapa

Temos um post exclusivo sobre roteiros para viajar de bicicleta, que tal conferir depois?!

Acompanhantes de viagem

Essa alternativa vale para quem não deseja ir sozinho – que também é super possível! – e quer aproveitar todo o passeio com os amigos e familiares. É interessante que essa pessoa já tenha experiência em andar de bicicleta, mesmo que pouco, e que tenha condicionamento físico suficiente para suportar o pedal.

Quantos dias de viagem

No seu cicloturismo, além de definir o destino e as rotas, é preciso saber quantos dias ficará na estrada. Para isso, verifique se o tempo estimado será suficiente para aproveitar tudo o que a experiência tem a oferecer, sem pressa! Conte quanto dias precisará para chegar lá, quanto permanecerá e a sua volta.

Previsão do tempo para a viagem

Sabe-se que o clima pode ser medido por meio da posição de massas de ar, estação e outros elementos. Mas, às vezes, ele também muda de repente! Então, tente ter quase 100% de certeza que o tempo estará conforme você prefere. Tem gente que gosta de viajar de bike em temperaturas mais amenas, outros que preferem o sol e o calor. Aí fica ao seu critério!

icones de chuva, sol, nuvens e frio e fundo amarelo

Roupas para ciclista e acessórios

Para fazer cicloturismo, é essencial ter roupas de ciclismo, pois elas oferecerão mais conforto, impedirão que coxas, braços e pernas fiquem com assaduras por causa da fricção. Além disso, alguns modelos, ainda, são confeccionados com tecidos com fator de proteção solar e compressão para aliviar as dores e proporcionar melhor circulação sanguínea.

ciclista mulher de costas olhando para natureza usando capacete e roupa de ciclismo

Entre as roupas e acessórios para o ciclista que você pode escolher, estão:

  • Bretelles;
  • Bermudas;
  • Calças;
  • Regatas;
  • Camisetas de manga curta e manga comprida;
  • Óculos fotocromáticos;
  • Capacete.

Acessórios para bike e manutenção

Para viajar de bicicleta, é essencial que você tenha à disposição equipamentos para fazer a manutenção dela caso algo aconteça no meio da viagem. Uma pedra pontuda, um prego, um pedaço de vidro e qualquer outra coisa afiada pode furar os pneus. Sendo assim, você deve levar:

pessoa enchendo pneu de bike com bomba manual

  • Bomba de encher pneu;
  • Remendos;
  • Kit de chaves;
  • Espátulas;
  • Desengraxantes e lubrificantes.

Com apenas poucos itens, você garante que sua viagem seja mais tranquila e segura, e estará pronto(a) para possíveis eventualidades.

Acessórios de segurança

Viajar de bike e não prezar a segurança? Jamais! Para percorrer rotas mais distantes, sua bicicleta e você precisam estar equipados com alguns acessórios, como:

pessoa segurando cadeado de bike com senha especial

  • Faróis;
  • Demais sinalizações para bike;
  • Suportes para garrafa e GPS;
  • GPS;
  • Rádios comunicadores ou celulares;
  • Primeiros-socorros (band-aids, faixas, gases, remédios para dores musculares, pomadas para assaduras, picadas de inseto ou cortes etc.).

Além disso, você também pode querer levar faroletes e lanternas se o seu capacete não está equipado com isso.

O que levar para comer?

A alimentação durante essas viagens deve ser observada com atenção! Você precisará estar munido(a) com alguns alimentos e bebidas que dão energia para as paradas para o lanche ou para o almoço, se a distância não for tão longa assim. Prefira sempre opções mais leves, como:

varias barrinhas de cereal lado a lado e fundo escuro

  • Lanches naturais (frango desfiado, atum ou peito de frango);
  • Frutas (maçã, banana, pera, ameixa etc.);
  • Barrinhas proteicas;
  • Energéticos;
  • Isotônicos;
  • Água.

E não se esqueça de comer antes de pedalar algo bem nutritivo!

Dinheiro

O dinheiro é essencial quando se faz uma viagem de cicloturismo, pois, caso seja necessário, você pode pagar um lugar para dormir, refeições principais, comprar alguma coisa para a bike caso não tenha levado, adquirir lembrancinhas do local onde foi, entre outras coisas.

Cuidados durante a viagem e depois

Uma viagem grande de bike, mesmo que seja feita por quem tenha experiência em trajetos mais longos, é bem exaustiva se não for planejada. Além disso, é preciso estar atento em todos os detalhes durante o pedal e depois dele para que, no fim, a aventura não tenha mais pontos negativos do que positivos.

Esteja sempre de olho no caminho e possíveis obstáculos que podem acontecer! Assim como saber o tempo de parar e descansar caso sinta dores nas articulações ou algum companheiro seu se sinta mal.

Depois da viagem, certifique-se de encontrar uma bacia ou balde grande e colocar os pés de molho em água gelada. Um relaxante muscular também pode ser muito valioso! E qualquer outra coisa estranha, procurar atendimento médico é super indicado.

Quais são as bikes mais indicadas para cicloturismo?

As bicicletas de estrada são as mais indicadas para fazer viagens de cicloturismo, porque são mais resistentes, oferecem conforto e velocidade no asfalto, além de serem confortáveis.

bike mtb fks e fundo branco

O ideal, também, é escolher um modelo com 21 marchas ou 24 marchas, que oferecem mais opção de velocidade, peso e leveza. Se estiver viajando por uma estrada de terra e caminho mais acidentado, então prefira as mountain bikes! Confira nossa lista de melhores bikes para cicloturismo depois!

Preparação física antes do cicloturismo

Além do planejamento do que levar, das rotas e outras necessidades, você precisa ter a certeza de que, pelo menos, conseguirá cumprir todo o trajeto. Então, se está planejando tudo com a antecedência de 1 ou 2 meses, o que acha de praticar melhor o condicionamento físico?

foto de cima de itens para fazer exercicio fisico

Comece a fazer trajetos mais longos durante a semana, treinos de alta performance, monitoramento do seu tempo durante o pedal e outras estratégias. Temos um post completo sobre treino de ciclismo que pode te ajudar!

Boa viagem!

Deixe um comentário