Calibragem de pneu de bicicleta: como fazer? FKS ensina!

A calibragem de pneu de bicicleta é uma manutenção extremamente importante, independente de qual tipo de bike seja. A calibragem correta é essencial para garantir maior desempenho e segurança ao ciclista e deve ser feita, pelo menos, uma vez na semana ou de acordo com a distância que você percorre com a sua bike.

Mas você sabe como fazer essa calibragem? Quais são as pressões de ar indicadas? Não? Bem, se você começou agora nesse mundo do ciclismo e precisa pegar um pouco de prática para manter o pneu sempre cheio e ainda não sabe como fazer, continue acompanhando este post, vamos lá!

Por que calibrar o pneu da bicicleta? Entenda a importância

Quando você anda de carro, não é necessário, pelo menos uma vez por semana, fazer a calibragem? Com a bike é a mesma coisa! A calibragem do pneu da bicicleta é essencial para garantir máximo desempenho no pedal, contribuindo para sua aderência com o solo, adquirir velocidade e permanecer estável em qualquer caminho, além de se tornar mais resistente a furos e muito mais.

foto de pneu de bike com calibragem certa

Um pneu mal calibrado pode, além de oferecer baixa performance, estragar a bicicleta, entortando a sua roda. Por essa razão, o pneu precisa estar na pressão ideal, pois, quando a pressão é muito alta, ele pode furar mais facilmente e oferecer menos estabilidade e aderência.

Por outro lado, pneu com pressão abaixo da ideal pode furar mais facilmente, além de não rolar muito bem.

Como calibrar o pneu da bicicleta: passo a passo simples!

Calibrar o pneu da bike é muito simples, mas, antes, você precisa verificar qual é o modelo de válvula da câmara de ar da sua bike. Existem dois tipos, que são: a válvula Schrader, ou de bico grosso, e a válvula Presta, ou de bico fino.

Os modelos de bico grosso são como as dos carros, com uma pequena mola que bloqueia a passagem do ar, mas basta abri-la e encaixar.

foto da roda traseira da bike sendo calibrada

As bikes com válvula de bico fino precisam que a tampa seja removida para que o bico da bomba de ar seja encaixado. No entanto, uma desvantagem desse modelo é que ele não é compatível com os calibradores dos postos de gasolina. Sendo assim, você precisará de um adaptador para conseguir calibrar o pneu da sua bike.

Após descobrir qual é o modelo de válvula da sua bike, siga os passos:

Calibragem de pneu utilizando bomba manual

Esse é uma das opções mais fáceis e simples de se ter, já que pode ser carregada na sua mochila de ciclismo, caso você planeje fazer pedais muito longos, como de cicloturismo. Os passos são:

rapaz fazendo manutenção em bike

  1. Confira se o bico da válvula e o encaixe da bomba são compatíveis;
  2. Se for uma válvula de bico fino, tire a tampa e abra a passagem para o ar;
  3. Abra a trava do bico da válvula;
  4. Encaixe e trave o bico da bomba, assim o ar não vai vazar;
  5. Bombeie o ar até chegar à pressão ideal (caso a sua bomba possua um mostrador);
  6. Destrave o encaixe e retire da válvula;
  7. Tampe a válvula.

Você pode, depois de fazer esses passos, subir na bike e verificar se o pneu está cheio o suficiente, caso não tenha um medidor externo à bomba. Lembre-se: nem tão cheio e nem tão vazio.

Calibragem de pneu utilizando o calibrador de um posto

Fazer a calibragem de pneu no calibrador de posto é mais simples, principalmente se o bico da válvula de sua bike é do tipo grosso. Então, para fazer a calibragem, você deve:

bike em revisão em bike shop

  1. Retire a tampa da válvula da câmera do pneu de sua bike;
  2. Vá até o calibrador e escolha a pressão ideal para seu pneu;
  3. Verifique se há uma trava de metal no calibrador, se houver, aperte-a;
  4. Encaixe o bico do calibrador na válvula do pneu;
  5. Olhe para o calibrador digital e confira se o valor que aparece é a pressão que o seu pneu tem atualmente;
  6. Atente-se ao enchimento do pneu;
  7. Desencaixe o calibrador quando o sinal sonoro soar;
  8. Feche a tampa da válvula externa.

Teste novamente o pneu dando uma volta na bike. Caso comece a murchar imediatamente, pode ser que o pneu esteja furado.

Quais são as pressões indicadas para calibragem de pneu de bicicleta?

A calibragem do pneu de bicicleta ideal é medida entre as polegadas do pneu e o peso do ciclista, então se tem o resultado em psi, que são libras. Por exemplo, um ciclista com 90kg usando um pneu de 26 polegadas pede de 39 a 33 psi. Já uma ciclista com 70kg de 29 polegadas pede de 30 a 29psi.

bike em pé em trilha com vegetação e pedras

Para saber qual é a medida ideal do pneu, você pode consultar o manual do fabricante que veio junto com a sua bicicleta. Sendo assim, combine isso com o seu peso e a polegada de seu pneu. Ah, você também pode perguntar em uma loja específica de bicicleta.

tabela de calibragem de pneus de bike conforme psi

Os atendentes da FKS Bike estão sempre à disposição para responder suas dúvidas. A propósito, compartilhe como foi sua experiência de calibragem do pneu da sua bike com a gente, aqui nos comentários! E continue acompanhando nosso blog para outras dicas de manutenção com a bike e muito mais!

Deixe um comentário