Bike fit: saiba como é feito com a FKS Bikes!

Bike fit: o que é? Como funciona? Qual a finalidade? FKS descomplica!

O universo do pedal é cheio de novidades, equipamentos diferentes, modalidades e muitas outras coisas que o fazem tão popular entre os esportes. Tudo isso, além de ajudar a ter uma experiência mais rica enquanto pedala, serve para tornar a prática mais segura e confortável, principalmente para pessoas que atuam profissionalmente ou desejam começar nessa área.

Um dos processos que é essencial para isso é o bike fit. Ele vai dizer se a bike que você usa ou deseja comprar é adequada para sua altura, peso e modalidade e se a forma do pedal está correta ou precisa de ajustes. Isso é muito importante para a saúde do seu corpo, afinal, manter a postura errada ou forçar algum músculo e articulação é caminho certo para lesões.

Você quer saber como funciona e como fazer esse processo? Acompanhe a gente nessa leitura então, vamos lá!

O que é bike fit? Saiba mais sobre esse ajuste!

Sabe quando você compra uma roupa nova e, quando chega em casa, ela não está tão boa quanto parecia na loja? Ficou larga ou muito comprida? Então, o jeito é levar em alguma costureira para que ela seja ajustada ao seu corpo, pois, com certeza, você não se sentirá bem usando algo que não ficou tão bom.

dois homens calibrando um bicicleta em uma oficina improvisada

Com a bike, apesar de não ser tão semelhante, a ideia é a mesma. Se você for uma pessoa bem alta, não poderá usar, por exemplo, uma bicicleta ajustada para pessoas mais baixas, não é? Seria muito desconfortável. É por isso que o bike fit nada mais é do que o ajuste necessário para que a bicicleta se adeque ao seu corpo, deixando sua postura reta, sem forçar juntas, ossos e músculos e, acima de tudo, para que ela fique ideal para os seus objetivos.

Esse ajuste não pode ser feito por qualquer pessoa, mas por profissionais especializados chamados bike fitters, que estudam todas as variáveis de uma bicicleta e do corpo humano. Quando você vai atrás desse profissional, ele vai estudar todas as particularidades do seu corpo, como altura, peso, parte dominante, tamanho dos membros, entre outras coisas, para deixar a bicicleta perfeitamente ajustada!

Esse ajuste funciona com a adequação das partes da bicicleta mesmo para se encaixar perfeitamente com as necessidades do ciclista, acontecendo por mudar coisas como o guidão e seu avanço, o pedivela, os manetes do freio, a altura dos pedais e do selim, entre outras coisas. Além disso, há indicações que ajudam o ciclista a encontrar as manoplas e sapatilhas ideais para a bike.

Isso não quer dizer que essas serão trocadas? Às vezes, a necessidade é apenas de regular para mais ou menos, sem fazer manutenções na bicicleta mais específicas.

Qual a importância e a frequência de fazer o bike fit?

Como foi dito brevemente acima, todas essas regulagens são essenciais para garantir mais conforto para o ciclista. Lesões por pedal errado e juntas forçadas são muito comuns de acontecer e, se você é uma pessoa que não dispensa andar de bicicleta, ficar sem o exercício é realmente chato.

Homem com uma bicicleta no bosque a beira de um lago

Além disso, isso também permite que o ciclista tenha um rendimento muito mais alto, afinal ele estará bem acomodado para dar o seu melhor! Se você é uma pessoa que gosta sempre de desafiar seus limites, indo mais rápido ou percorrendo distâncias mais longas, ter um equipamento que assegure melhor desempenho é essencial.

E para que tudo permaneça assim durante um bom tempo, o bike fit tem que ser feito, mais ou menos, uma vez a cada 7 ou 8 meses, isso porque, com o uso, as partes da bicicleta podem desregular, assim como o ciclista pode desenvolver mais o corpo e precisar de um nível de conforto diferente. Nesse prazo de tempo, nem sempre o corpo continua a mesma coisa, não é? Mudanças psicológicas, dietas diferentes, constância de treino e muitas outras coisas podem alterar tudo.

Agora você entende o que é bike fit e a importância desse procedimento? Se o pedal é uma presença constante em sua vida, você não pode deixar de cuidar da sua saúde e desempenho. Investir no esporte está diretamente ligado à sua saúde.

Normalmente, há profissionais conhecidos em diversas regiões que são especializados nisso, alguns são bem conhecidos e elogiados pelos ciclistas que competem e trabalham com isso e os que andam apenas por hobby. Mas se você tem pressa e já sabe mexer um pouco com as manutenções, ensinamos como regular a bicicleta em casa, você pode conferir depois. É melhor não perder tempo!

E para ter um desempenho ainda melhor, não se esqueça de ter os equipamentos de ciclismo certos, ok? Eles deixarão você confortável e, acima de tudo, seguro para curtir as estradas ou trilhas da vida, seja só ou acompanhado.

Então, você já sabia desse ajuste? É muito necessário, né? Buscamos sempre informar todos os ciclistas sobre assuntos pertinentes à saúde do pedal e às modalidades. Por isso, para saber mais, não deixe de nos acompanhar toda semana e compartilhe com os seus amigos ciclistas também.

Deixe um comentário