Bicicleta como meio de transporte: conheça 7 vantagens!

Andar de bicicleta pode ser uma atividade muito prazerosa, principalmente quando estamos pedalando sem compromisso, apenas por lazer. Contudo, quando as bicicletas foram inventadas, elas possuíam outro intuito: servirem como meio de transporte.

Mas, com a evolução das tecnologias de transporte, as bicicletas foram sendo substituídas e, hoje, são mais usadas para lazer e práticas esportivas, sem descartar, é claro, o uso como meio de transporte. Independente da maneira que são usadas, promovem muitos benefícios! Você quer saber quais são essas vantagens? Acompanhe nosso post até o final!

Conheça 7 benefícios ao usar a bike como meio de transporte!

Com o crescimento exponencial do número de veículos motorizados no trânsito, muitas pessoas encontram nas bikes uma solução ideal para cumprirem seus compromissos diários, como ir para o trabalho e para a faculdade. E, nesse sentido, já temos a primeira vantagem ao escolher a bicicleta como meio de transporte:

1. Economia de tempo

Sim, apesar de consideravelmente mais devagar que os automóveis, motocicletas e ônibus, atualmente, com as grandes filas de engarrafamentos, as bicicletas podem sim serem meios de se chegar mais rapidamente ao destino que precisamos.

homem fora da bicicleta segurando-a e usando terno

Afinal, com uma bike, você não vai precisar ficar parado no trânsito, que é bastante intenso nos horários de pico. Se a sua cidade contar com ciclovias, uma bicicleta pode ser ainda mais proveitosa, pois você poderá pedalar com mais segurança. Mas lembre-se de redobrar a atenção ao pedalar em meio aos automóveis para evitar acidentes!

2. Economia de dinheiro

Nos dias atuais, escolher a bike para se locomover na cidade pode representar uma grande economia de dinheiro devido ao preço dos combustíveis e do transporte público.

Apesar da bicicleta também demandar manutenções conforme você a usa, a manutenção de veículos motorizados é muito mais cara. Por isso, a bike acaba sendo o melhor custo-benefício para se locomover no dia a dia.

homem andando de bike na rua e arvores e flores ao fundo

Se você está acostumado a usar um veículo à combustível e muda para bike, ao final do primeiro mês pedalando, com certeza, seu bolso sentirá a diferença!

3. Mais saúde para você

Outro motivo para escolher a bike como meio de transporte que não poderíamos deixar de mencionar é a manutenção da saúde, afinal, pedalar é um excelente exercício que traz diversos benefícios para nosso corpo.

Além de contribuir para a manutenção do peso corporal, pedalar também ajuda a tonificar os músculos da perna, aumentar nossa capacidade cardiorrespiratória, estimular a circulação do sangue e fortalecer nosso sistema imunológico.

homem idoso andando de bicicleta e sorrindo e arvores ao fundo

Além dos benefícios para o corpo, pedalar também faz bem para a mente, ajudando a desestressar, graças à liberação de endorfina que promove o prazer e a sensação de liberdade enquanto pedalamos. Assim, você une o útil ao agradável, promovendo a sua qualidade de vida ao ir trabalhar ou estudar de bike.

4. Melhora a disposição para trabalhar e estudar

Ao melhorar a sua saúde corporal e mental, com o passar do tempo, você também sente uma melhora significativa na sua concentração e produtividade para trabalhar e estudar.

No entanto, você só consegue sentir essa diferença ao pedalar todos os dias com regularidade. Depois de 2 meses pedalando, seus hormônios começam a se regular, melhorando a disposição cerebral para trabalhar e estudar.

foto de cima de menina ciclista mexendo em notebook

Além disso, praticar exercícios de forma regular também ajuda para regular o sono e o humor, contribuindo também com a sua inteligência emocional.

5. Melhora das relações sociais

Não é de hoje que as bikes unem as pessoas, afinal, é fácil fazer amizade com outras pessoas que praticam o mesmo esporte ou usam o mesmo meio de transporte que você.

dois homens conversando e sorrindo, o mais proximo esta usando um oculos de ciclismo

Você pode usar a bicicleta para aumentar a sua rede de contato, fazendo novos amigos com os mesmos interesses. Além disso, também pode encontrar outros bikers que fazem trajetos parecidos com o seu e combinar de pedalarem juntos para o trabalho ou faculdade.

6. Contribui para preservação do meio ambiente

Outro benefício que a bicicleta como meio de transporte promove é a preservação do meio ambiente! Ela não libera CO2 (dióxido de carbono) no ar como os veículos automotores, então não polui.

As queimas de combustíveis para fazer os automóveis funcionarem emitem uma quantidade enorme de gazes tóxicos para o planeta todos os dias. A ONU alertou recentemente que todos nós precisamos agir de forma urgente para diminuir a quantidade de poluidores do meio ambiente, a fim de evitar o efeito estufa que aumentou mais de 1,3% nos últimos anos.

grama formando CO2 e areia

O organização alerta que é preciso agir para reduções imediatas e profundas de emissões em todos os setores a fim de evitar que a natureza entre em colapso e novas catástrofes aconteçam. Assim sendo, os bikers são amigos diretos do meio ambiente!

7. Maior liberdade geográfica

Mais um benefício que a bike te oferece é a liberdade geográfica, uma vez que é possível alterar seu trajeto facilmente sempre que precisar, basta ter disposição para pedalar até onde você precisar.

ciclista com bike em paisagem com montanhas ao fundo

Além disso, você nunca fica dependente de outros tipos de transportes quando está de bike, não precisa se preocupar com horário de ônibus ou com as taxas do aplicativos de transporte urbano privados. Ou seja, para tomar comer um lanche com um amigo no caminho do trabalho para casa, não há preocupação em ficar sem condução para ir para casa depois.

O pior que pode acontecer é um pneu furado, por isso, é fundamental andar sempre preparado(a) com os principais equipamentos para ciclistas para eventuais casualidades como essa.

mao enchendo pneu de bike

E lembre-se que, para andar mais seguro no período da noite, é necessário andar com os acessórios de iluminação para bike e facilitar que os outros que estão nas ruas consigam te enxergar no escuro.

dois sinalizadores de bike com luz e fundo branco

E aí, o que achou dessas vantagens de usar a bicicleta como meio de transporte? São muitos benefícios importantes e necessários tanto para a saúde quanto para o bolso. Aproveite que você está aqui em nosso blog e conheça as playlists sensacionais que nós preparamos para motivar ainda mais nas suas pedaladas!

Deixe um comentário