Altura do selim da bike: como calcular em 2 passos!

Todo ciclista iniciante que adquire uma bicicleta nova ou que já tem uma em mãos, precisa entender sobre os ajustes da altura do selim para cada pessoa. Hoje nós da FKS Bikes vamos dar algumas dicas importantes para você aprender sobre como encontrar a altura certa do banco da bike para o seu caso.

Na infância, geralmente não nos preocupamos muito com essas especificidades e queremos apenas andar de bicicleta sem nos preocuparmos muito, porém se quando adulto a sua bicicleta não tiver alguns ajustes, as consequências podem atingir sua saúde, já que um banco mal alinhado pode prejudicar a sua postura e causar até alguns machucados.

Se você está procurando entender qual tamanho ideal para o banco de sua bike, continue a leitura. Selecionamos algumas das dicas mais importantes desse ajuste.

Por que é importante ter o selim ajustado corretamente?

A ergonomia é importante em qualquer ambiente, seja no trabalho, ou em casa, mas até mesmo na bicicleta o ajuste que o banco tem pode acabar prejudicando a sua performance no pedal ou até mesmo a sua postura.

Se você apresenta dores na lombar após andar de bicicleta, saiba que essa dor poder ter sido causada pela má postura e ajuste do banco. Não só na coluna, ou na lombar, mas os joelhos também podem ser afetados por esse desalinhamento do selim.

Como ajustar a altura do selim?

dois homens ajustando altura de selim de bicicleta

Ainda que seja necessário ajustar o selim, até o momento não contamos com um cálculo exato para organizar milimétricamente as suas medidas e necessidades, por isso quanto mais próximo o selim ficar da posição adequada para você, melhor.

1- Cavalo

Para começarmos esse tópico vamos te dizer primeiro o que significa “Cavalo”, que é basicamente a região a que será apoiada no selim, entre o quadril e a coxa até os pés, e que pode ser medida tanto na bicicleta quanto em uma parede.

Se o que você quer é uma precisão maior sobre o selim, então esse método é o mais indicado. Para que você consiga ajustar vai precisar de um nivelador ou de uma régua, pois ela irá te ajudar a ter uma certeza maior do cálculo.

Um ciclista francês, Cyrille Guimard desenvolveu uma fórmula que necessita de uma fita métrica ou uma régua para calcular a distância entre os pés e as pernas, essa distância é conhecida como “Cavalo”. Mas como saber exatamente onde é a altura do cavalo?

Na bicicleta se você deixar o pedal totalmente para baixo e sentar no selim, já dá para ter uma noção, uma vez que as pernas devem ficar esticadas quando posicionadas no pedal que está para baixo.

Se você apresentar alguma dobra nos joelhos enquanto o pedal está para baixo, algo está errado. O banco deve ser levantado se você perceber que seus joelhos ficam dobrados, além disso é necessário que o quadro também esteja no tamanho adequado, o que varia entre 51cm podendo chegar até 60cm ou mais, vai depender do seu uso.

2- Marcação na parede

Outra forma de você conseguir um ajuste certeiro é marcando a parede também na altura do cavalo, assim como dissemos acima, o cavalo é a parte em que você se posiciona no selim. Se você ficar em pé e descalço ao lado da parede, e fizer uma marcação na posição em que seu cavalo está terá a medida aproximada. Assim, você pode ajustar o banco conforme a marcação.

Apesar de a opção de sentar no selim e posicionar o pedal para baixo enquanto mantém as pernas esticadas seja mais assertiva, a marcação na parede também quebra um galho e traz um resultado similar.

Dicas extras

homem subindo em bicicleta com selim na altura certa

Depois de ter sua bicicleta com o selim alinhado, faça uma marcação no suporte e na bicicleta para não se perder quando precisar mudar a altura, assim você vai saber onde é a sua posição com facilidade. Caso divida sua bicicleta com mais alguém, faça também o cálculo da altura dessa pessoa e tenha uma marcação conjunta, que pode ser feita em outra cor para não se confundirem.

Quando o clima está frio e geralmente usamos mais camadas de roupas, é importante abaixar mais um pouco a altura do selim, para ter um equilíbrio maior.

E então, aprendeu a calcular a altura do selim ideal?

Independente de qual dessas duas opções você utilize, o importante é que você fique confortável em sua bicicleta e com o selim ajustado. Assim, como citamos, não existe uma posição milimetricamente correta, mas a que mais se aproximar à sua ergonomia deve ser sempre priorizada!

Caso você continue encontrando dificuldade na hora de andar de bicicleta ou perceba que não são os bancos que estão fazendo causando dor, lembre-se da importância de uma manutenção adequada, já que a bicicleta é complexa e necessita de cuidados especiais para suas performances e desempenhos serem melhores.

Deixe um comentário